Plano de Logística dá mais competitividade à indústria, diz FIESC
Um dia histórico e um novo momento para a logística de Santa Catarina, com um direcionamento técnico e integrado aos investimentos em infraestrutura de transportes necessários para a competitividade da indústria. Essa foi a avaliação do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, sobre a assinatura da autorização para a contratação da empresa que vai realizar o Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT) de SC, que ocorreu nesta terça-feira (21) na sede da entidade em Florianópolis.
O PELT é um planejamento para determinar quais serão as diretrizes de investimentos, inovações, mudanças e continuidades no sistema logístico catarinense, em especial aos modais de transporte. No plano são avaliados todos os corredores logísticos disponíveis e potenciais considerando suprimento e distribuição de cargas.
“O plano era uma demanda muito antiga da FIESC e demais entidades do setor produtivo do estado. A maior vantagem do PELT é que ele é uma referência técnica para priorizar investimentos”, frisou o presidente da Federação.
Aguiar explicou ainda que, com o plano, será possível planejar o futuro da infraestrutura de transportes em SC, de forma a garantir a eficiência e a diminuição dos custos logísticos. “Isso traz benefícios ambientais e para a competitividade do Estado, pois a logística é um componente essencial para o desenvolvimento socioeconômico”, destacou.
Encontro de Mulheres na Energia Solar será dia 27 no CBENS, em Natal, com entrada gratuita
O “Encontro de Mulheres na Energia Solar” será realizado na próxima segunda-feira (27) em Natal, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia.
O início é previsto às 18h, no Praiamar Natal Hotel & Convention. A pauta, nesta edição, trará recomendações para a construção de um setor solar mais justo e igualitário para todas as pessoas, palestra e a roda de conversa “Quebrando barreiras, Construindo Pontes: Mulheres na Energia Solar”.
A programação está inserida no 10º CBENS – o maior congresso científico de energia solar do Brasil. Além do Encontro de Mulheres na Energia Solar, o evento no dia 27 terá oito minicursos, com temas que vão desde o comissionamento de sistemas fotovoltaicos, até as áreas de medição do recurso solar e de instrumentação e técnicas para tratar dados. O hidrogênio verde e a transição energética também estarão em pauta.
Estreia do SESI Lab Itinerante na região Norte é na XVI Feira da Indústria do Pará
Cerca de 1 mil visitantes conheceram a versão itinerante do museu 100% interativo na abertura da XVI Feira da Indústria do Pará, na noite dessa quarta-feira (22). O SESI Lab Itinerante ficará em Belém até 25 de maio e com entrada gratuita.
Nos moldes do que é feito em Brasília, estarão disponíveis para público paraense instalações interativas com mais sucesso de público, entre aparatos levados diretamente do SESI Lab, reproduções e uma obra de arte interativa.
"Não haveria oportunidade mais apropriada do que reunir, no mesmo espaço, a XVI Feira da Indústria do Pará e um ambiente que fomenta a ciência, a arte e a tecnologia. Neste ano, a FIPA destaca a sustentabilidade, a biodiversidade e a bioeconomia, temáticas que também orientam as ações do SESI Lab em 2024”, destacou o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, em passagem pelo estande do SESI Lab Itinerante.
A versão itinerante é composta por uma exposição autoportante e de fácil adaptação a diferentes espaços, com dez aparatos interativos da exposição de longa duração do hub de arte, ciência e tecnologia. "Desde o final do ano passado, o SESI Lab tem ido a vários estados do país cumprindo a missão de compartilhar conhecimentos, exposições e abordagens educativas que são criadas no museu”, explica a gerente de Programação Cultural do Serviço Social da Indústria (SESI), Agnes Mileris, que participou da cerimônia de abertura do evento.
Vem aí o “dia D” do Feirão do Imposto
A elevada carga tributária, apontada pela Sondagem Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) como um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do setor, estará no centro das discussões da edição 2024 do Feirão do Imposto.
O Feirão do Imposto terá como tema "Uma Carga Tributária de Tirar o Fôlego". A iniciativa é da Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE).
As ações de conscientização sobre a alta carga tributária serão concentradas na semana de 20 a 25 de maio, sendo 25 de maio, sábado, considerado o “dia D” do Feirão. Nesse dia, empresas venderão produtos sem cobrança de impostos para demonstrar o quanto o governo cobra do consumidor ao adquirir bens e serviços. Qualquer empreendimento de qualquer segmento pode participar.
Além de informar sobre a alta carga tributária que contribuintes e empresas pagam, o Feirão oferecerá também aos participantes a oportunidade de entender melhor como os impostos são aplicados, de que forma os recursos são destinados e como eles podem influenciar positivamente mudanças significativas na política tributária.
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI