Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|clicrbs.com.br|

Não. É o jacaré no rio Cachoeira, que ontem amanheceu com manchas coloridas. Fundação do Meio ambiente de Joinville recolheu água do rio e de empresa têxtil para análise. Laudo sai em seis diasDe águas normalmente acinzentadas, o rio Cachoeira amanheceu ontem com manchas azuis e verdes na saída de uma tubulação, na região central de Joinville. A coloração chamou a atenção do sócio-fundador do Instituto Viva o Cachoeira, Altamir Andrade, que costuma vistoriar o local. Parece que atraiu também o jacaré Fritz, conhecido dos joinvilenses, e que parecia não se importar com o ambiente suspeito.

Preocupado, Andrade chamou técnicos da Fundação do Meio Ambiente (Fundema). “A água está quente e poluída”, disse. Para ele, isso poderia prejudicar o jacaré, que estaria láno local em busca de água mais quente. “Cumprimos nosso papel como entidade ambientalista e denunciamos.”

Dois fiscais coletaram água do rio e da empresa têxtil Lepper e a encaminharam para um laboratório de análises, em Joinville. “O resultado sai em seis dias. Se a água estiver contaminada, pode haver uma ação contra a empresa”, afirma o presidente da Fundema, Marcos Rodolfo Schoene.

Segundo o presidente da Fundema, a Lepper também coletou material para análise. Mas a empresa, por meio da assessoria de imprensa, diz que só vai falar após o resultado do laudo oficial.

Para o presidente da Fundema, se a água tem cor diferente, já caracteriza algo irregular. “Algo está fora dos padrões, mas não vou concluir nada antes do resultado da análise”, diz o presidente da Fundema.

Altamir e Marcos concordam que é pouco provável que a água colorida seja de outra empresa. “Ela saía da tubulação da empresa. Mas se a análise não caracterizar poluição, morre o assunto”, esclarece Marcos.

O presidente da Fundema diz que o órgão intensificou a fiscalização no rio e está mais criterioso também na liberação de licenças ambientais. “No início do ano, fechamos uma empresa por estar poluindo o rio”, conta Marcos.

josi.tromm@an.com.br

JOSI TROMM | JOINVILLE

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço