Os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro fizeram uma rara ação conjunta na última sexta-feira, dia 30 de agosto. Por meio de seus perfis em redes sociais, os times divulgaram mensagem contra a homofobia dentro dos estádios de futebol do país.

“Clubes da Série A se unem pelo combate à homofobia, não somente em campo, mas no dia a dia. São inaceitáveis práticas ainda existentes em nossos estádios: é preciso dar um basta”, dizia a postagem feita pelos times nas redes sociais.

O gesto foi tomado quase uma semana depois que o confronto entre Vasco e São Paulo teve de ser interrompido pelo árbitro Anderson Daronco por conta de cantos homofóbicos que estavam sendo feitos pelos torcedores vascaínos.

A iniciativa dos times também acontece duas semanas depois de o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinar que o canto homofóbico de torcida pode ser enquadrado como ato de preconceito e, assim, o time perder os três pontos do jogo que está em disputa.

O lançamento da campanha foi feito de forma distinta apenas por uma equipe. O Fortaleza preparou uma mensagem diferente para o torcedor e anunciou o prolongamento dessa ação para dentro do estádio Castelão, onde o time manda seus jogos.

A partir do jogo deste domingo, contra o Goiás, o Fortaleza passará a adotar a campanha #SomosPlurais. Nela, o clube cearense defenderá o fim da homofobia.

“Por que gritar pelo ódio se é melhor cantar pelo amor? Esse é apenas um dos motivos pelo qual se deve parar de proferir gritos homofóbicos e preconceituosos nos estádios. Mas, se ainda assim não faz sentido para você, lembre-se dos 3 pontos e CANTE PELO FORTALEZA!”, afirmou o clube em seu perfil no Instagram.

“Vemos o Fortaleza como um clube plural, pois abrigamos as mais diferentes camadas sociais e culturais. A opção sexual é mais uma parte desta diversidade presente nos clubes de futebol. Sabemos que falamos de um ambiente machista dentro e fora de campo, ao ponto de que uma pessoa chame a outra de ‘bicha’ apenas para ofendê-la. Queremos passar a mensagem de que o Fortaleza abraça todos os seus torcedores, independentemente de sua opção sexual”, afirma o vice-presidente do Fortaleza, Marcello Desidério.

https://www.365scores.com/brands/2019/09/01/futebol-se-une-para-ped...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI