Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ESTILISTAS ESSENCIAIS: COCO CHANEL

Ícone da moda mundial, Coco Chanel construiu sua carreira por si mesma: nascida Gabrielle Bonheur Chanel numa família pobre de Saumur (França) no ano de 1883, foi abandonada pelo pai quando tinha 6 anos, logo após a morte da mãe. Cresceu num orafanato. Aos 20 anos, conseguiu emprego de vendedora numa loja de luvas e meias em Moulins.

À noite, Gabrielle cantava no bar La Rotonde. O apelido “Coco Chanel” veio dessa época, devido ao número Qui qu’a vu Coco (“Quem viu Coco”) que ela apresentava. Sem perspectivas, aceitou o convite de Étienne Balsan, um oficial da infantaria, para morar em seu castelo. Passou a conviver com seus amigos – entre eles, Boy Capel, que se tornaria seu amante.

 

Gabrielle “Coco” Chanel fotografada por
Man Ray em 1935: pérolas e vestido preto

 

Chanel conseguiu recursos para abrir uma pequena chapelaria em 1910 e, depois, filiais em Biarritz e Deauville. Nos anos 1920, já era uma designer influente. Começou a desenhar roupas confortáveis, com tecidos fluidos, peças emprestadas do guarda-roupa masculino e saias mais curtas, em contraste com a silhueta feminina rígida da época – tornando-se a precursora do minimalismo nas roupas e acessórios.

Em 1922, criou o famoso perfume Chanel n° 5, que alavancou seus negócios e virou uma lenda.

 

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel chegou a trabalhar como enfermeira, pois os negócios de moda estavam em baixa. Envolveu-se com um oficial nazista, o que lhe custou o exílio. Em 1954, voltou a Paris e retomou seus negócios na alta costura.

Sua carreira renasceu. O cardigã, o vestido preto e as pérolas tornaram-se marca registrada do estilo Chanel. A marca de mesmo nome tornou-se um império, com destaques como a clássica bolsa 2.55, que serve de referência até hoje:

 

 

Coco Chanel faleceu aos 87 anos, em seus aposentos no Hotel Ritz de Paris, numa noite de 1971. Naquele ano, ainda trabalhava ativamente, desenhando uma nova coleção.

Exibições: 333

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço