América Latina saltará 7%. Parceiros continuarão influenciando decisões de gastos com TI em todas as regiões.
O ano de 2025 promete ser de crescimento robusto para a indústria de tecnologia, mesmo diante de condições econômicas e políticas globais incertas. De acordo com a atualização de novembro do Canalys IT Opportunity, os gastos globais com TI devem crescer 8,3%, alcançando US$ 5,44 trilhões em 2025.
Esse salto dá sequência à expansão acelerada de 2024, projetada em 7,7%, sendo a maior taxa desde o boom tecnológico pós-Covid de 2021. A TI entregue por parceiros crescerá 7,1%, representando 70% do mercado total endereçável.
De acordo com a pesquisa, a América do Norte (+10,2%) liderará os gastos globais, respondendo por 40% do total. A ameaça de tarifas mais altas sobre importações tecnológicas impulsionará gastos no curto prazo, como aconteceu em 2018, à medida que projetos são acelerados para evitar custos elevados. Investimentos em IA e data centers ganharão força nos EUA.
Já a América Latina (+7,0%) enfrenta incertezas, especialmente devido ao aumento da dívida pública no Brasil e às tensões comerciais entre México e EUA. Na Ásia-Pacífico (+7,8%), os gastos por funcionário permanecerão abaixo da média global, embora o crescimento na Índia e a melhora na demanda na China e no Japão sustentem a expansão.EMEA (+6,4%) terá crescimento moderado, principalmente na Europa Ocidental, devido a desafios econômicos e políticos persistentes e potenciais escaladas de conflitos.
Investimentos em software com IA, cibersegurança e PCs equipados com IA deverão impulsionar um crescimento tecnológico robusto de 9,8% em 2025. Já o crescimento da infraestrutura de IA, particularmente entre os hyperscalers, deverá desacelerar após um pico de gastos em 2024, mas os investimentos continuarão elevados.
Com foco em desafios estratégicos de longo prazo e na integração da IA em todas as funções empresariais, os serviços de TI crescerão 10,7%. Gastos com serviços de telecomunicações crescerão 3,7%, com o retorno dos investimentos em 5G e o surgimento de operações impulsionadas por IA.
Embora a TI entregue por parceiros cresça em um ritmo mais lento do que o mercado geral, os parceiros continuarão influenciando decisões de gastos com TI em todas as regiões.
Após três anos de declínios e crescimento mínimo, categorias de hardware, como PCs, redes, armazenamento e servidores, voltarão a crescer, embora permaneçam cíclicas, impulsionadas por renovações e atualizações. Cibersegurança, software e serviços gerenciados de TI continuarão sendo os motores de crescimento de longo prazo no canal.
No total, 70% dos gastos dos clientes com tecnologia, serviços de TI e telecomunicações serão intermediados por parceiros em 2025, abaixo dos 71% em 2024 e 73% em 2023. Os parceiros perderam a onda inicial do boom da IA, que favoreceu diretamente fornecedores de infraestrutura de data centers, mas a próxima fase de investimento, focada em edge, adoção segura de IA e transformação empresarial, trará novas oportunidades sustentáveis ao longo da próxima década.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI