Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

GoDaddy aposta em novo pacote de serviços de IA para apoiar pequenos negócios no Brasil

Com chegada do GoDaddy Airo ao Brasil, empresa mira em pequenos empreendedores com ferramentas de IA que simplificam primeiros passos.

Imagem: Divulgação

Quem acompanha de perto as partidas da National Football League (NFL) sabe que, na grande final do torneio, o Super Bowl, as peças publicitárias exibidas são tanto parte do show quanto o jogo em campo. Ano após ano, marcas norte-americanas investem milhões de dólares para conquistar alguns segundos de atenção do público que acompanha a partida, seja no estádio, pela TV ou na internet.

E, ano após ano, o investimento trás resultados. Disputado no último dia 09 de fevereiro, o Super Bowl LIX, que consagrou a vitória dos Philadelphia Eagles sobre os Kansas City Chiefs, foi o mais assistido da história: no total, 126 milhões de espectadores acompanharam a final, considerando todas as plataformas. Mesmo aqueles que assistem de fora dos Estados Unidos são impactados pelas propagandas apresentadas, seja por meio das redes sociais ou pela cobertura da imprensa no dia seguinte.

Para a GoDaddy, a aposta no Super Bowl também valeu a pena. Após oito anos sem anunciar na final da NFL, a empresa de registro de domínios voltou ao evento neste ano com um anúncio estrelado pelo ator Walton Goggins e sua marca de óculos para esportes radicais, a Goggins Goggles. O mote da campanha? “Aja como se soubesse o que está fazendo” – um convite para para incentivar pequenos empreendedores a experimentarem os novos produtos de IA da GoDaddy para expandirem seus negócios.

“Foi uma campanha muito bacana. Até no Brasil tivemos mídia espontânea sobre ela”, contou Luiz D’Elboux, country manager da GoDaddy para o Brasil, em conversa com o IT Forum.

GoDaddy além do registro de domínios

A solução destacada no anúncio foi o GoDaddy Airo, que chega oficialmente nesta semana com suporte para o português brasileiro. Lançada em teste beta nos Estados Unidos no final de 2023, ela chegou oficialmente em fevereiro de 2024 aos países de língua inglesa e é a grande aposta da GoDaddy em inteligência artificial (IA) para expandir seus negócios além do tradicional mercado de domínios web.

Fundada em 1997 por Bob Parsons, a GoDaddy é, desde 2013, a maior empresa do mundo em registros de domínios, acumulando hoje mais de 84 milhões deles. O mercado, no entanto, tem passado por mudanças, e novos concorrentes, como a Namecheap e a Squarespace – que adquiriu o Google Domains em 2023 –, têm aquecido a disputa com abordagens de “butique”.

“Quando a GoDaddy foi lançada, ela nadou de braçada na venda de domínios porque havia pouquíssimos concorrentes e porque as pessoas precisavam ir para a Internet. Durante muito tempo, esse foi o foco”, explica D’Elboux. “Mas, como já éramos uma empresa de tecnologia, evoluímos para um propósito maior: apoiar os empreendedores.”

Há anos, a companhia vem a diversificação de portfólio. Após o registro de domínios, ingressou no mercado de hospedagem de sites. Desde a década de 2010, passou a investir em criadores de sites. Agora, a estratégia está voltada para a oferta de soluções que auxiliem os usuários nos próximos passos logo após registrar e adquirir seu domínio – como a criação de um site ou o estabelecimento de uma loja digital.

O Airo é uma peça fundamental dessa estratégia. O serviço, descrito como uma “experiência de business-in-a-box”, disponibiliza um conjunto de ferramentas de IA para facilitar tarefas como geração de logotipos e sites, otimização de SEO e serviços de e-mail profissional. A ideia é oferecer uma alternativa intuitiva e simples para o usuário das os primeiros passos de seu negócio. O serviço, que tem recursos gratuitos e pagos, também tem a vantagem de ser a primeira oferta do tipo que um usuário vê logo após o cadastro de seu domínio. “Quando o Airo foi criado, a GoDaddy já oferecia ferramentas para criação de logotipos, sites e lojas online. No entanto, a grande dificuldade dos empreendedores era saber qual solução escolher e de qual fornecedor”, afirma o country manager.

A estratégia tem dado resultados. No ano fiscal de 2024, encerrado na última quinta-feira (13), a unidade de negócios de “aplicações e comércio” da companhia, que abrange soluções de software, registrou um crescimento de 16% em relação ao ano anterior – totalizando US$ 1,7 bilhão em receitas. Esse ritmo de crescimento foi significativamente superior aos 3% registrados pela plataforma “core” da GoDaddy, que inclui domínios. Atualmente, a BU de aplicações e comércio representa 36% da receita total da organização, que atingiu US$ 4,6 bilhões em 2024.

Estratégia orientada por dados

Há seis anos na GoDaddy, D’Elboux destaca que o Airo também se alinha à filosofia de evolução contínua adotada pela empresa sob a liderança de Aman Bhutania, CEO desde o final de 2019. Desde seu lançamento, o Airo tem passado por melhorias incrementais, fundamentadas em pesquisas realizadas junto à base de usuários para avaliar métricas de valor agregado. “É uma mudança completa. Nós trouxemos uma cultura de análise de dados que está trazendo resultados”, avalia.

Parte dessa estratégia orientada por dados inclui a realização frequente de pesquisas para entender a percepção de pequenas e médias empresas sobre temas que impactam os negócios da GoDaddy, como o futuro do trabalho, digitalização e o impacto da inteligência artificial.

O Brasil é um dos 14 países onde a empresa conduz esses levantamentos. No estudo mais recente, de janeiro de 2024, a IA se destacou como uma tecnologia essencial para o segmento de PMEs: 48% dos entrevistados afirmaram que a inteligência artificial terá um impacto positivo na experiência do cliente, enquanto 47% destacaram os ganhos de eficiência como a principal razão para investir na tecnologia.

Os principais desafios para a implementação da IA, segundo os participantes, incluem o alto custo de adoção (32%), a escassez de mão de obra especializada (29%), dificuldades de integração com outros sistemas (22%) e preocupações com privacidade e segurança de dados (12%). O levantamento contou com a participação de 526 pequenas e médias empresas.

Segundo D’Elboux, a GoDaddy não divulga dados específicos sobre a adoção de suas ferramentas no mercado brasileiro, mas compartilha que a empresa também tem observado um crescimento mais acelerado de sua unidade de aplicações e comércio no país em comparação com o negócio tradicional de domínios. “Está em linha com o crescimento mundial”, afirma.

Há, no entanto, uma característica peculiar no mercado nacional: “Os brasileiros investem muito mais na busca por informação para elaborar um plano de negócios”, conta o country manager.

Isso levou a companhia a investir em um plano de comunicação abrangente, incluindo conteúdos audiovisuais sobre a criação de sites, o uso de plataformas de e-mail marketing, análise de dados e outros temas. Esses conteúdos, que nem sempre se relacionam diretamente com o core business da GoDaddy, acumulam milhares de visualizações em plataformas como YouTube e TikTok. “O GoDaddy Studio, por exemplo, é um grande sucesso no Brasil”, comenta D’Elboux, referindo-se à plataforma de edição de vídeos e imagens da empresa, lançada em 2023.

Com a chegada do Airo ao Brasil, a estratégia de ecossistema avança mais um passo. “Nosso foco é oferecer uma plataforma completa, na qual o empreendedor tenha todos os recursos necessários para divulgar seu negócio na internet”, conclui. “Seja por meio das redes sociais, da criação de um site, do uso de e-mail marketing ou da realização de vendas online. É uma solução de ponta a ponta.”

Author Photo

Exibições: 13

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço