Google Agentspace e NotebookLM prometem democratizar ‘inteligência corporativa’ entre áreas das organizações.
O Google Cloud anunciou na sexta-feira (13) duas novas soluções baseadas em inteligência artificial para empresa. O Google Agentspace e a disponibilidade de uma versão do NotebookLM para empresas, escolas e universidades. As novidades, segundo a companhia, ajudam a democratizar a “inteligência corporativa” entre as várias áreas das organizações, reduzindo os “silos” de conhecimento.
“Nossos estudos mostram que os colaboradores das empresas usam uma média de quatro a seis ferramentas apenas para fazer e responder a uma pergunta. Com o Google Agentspace e o NotebookLM Plus, estamos ajudando os clientes a aproveitar o poder da IA generativa para desbloquear novos níveis de produtividade dos funcionários”, promete em comunicado Marcel Silva, chefe de vendas de inteligência artificial para a América Latina do Google Cloud.
Começando pelo Agentspace: a solução promete dimensionar agentes de IA para clientes do Google Cloud por meio de uma assistência de IA conversacional. A tecnologia promete ajudar os colaboradores a realizar tarefas complexas que exigem planejamento, pesquisa, geração de conteúdo e ações.
Ano novo, vida nova: Setor de tecnologia abre mais de 800 vagas de emprego para 2025
Por meio de um único prompt, diz o Google, a solução pode responder perguntas complexas, fazer sugestões proativas e tomar medidas com base em informações exclusivas de uma empresa. A solução promete fazer isso usando dados não estruturados – incluindo documentos e e-mails – e estruturados, como tabelas.
Também inclui, diz a empresa, tradução integrada para que os usuários possam ver as informações, mesmo que o documento subjacente esteja em outro idioma. Conectores pré-criados para aplicativos de terceiros, como Confluence, Google Drive, Jira, Microsoft Sharepoint, ServiceNow e mais, prometem facilitar a vida de funcionários, que podem acessar e consultar facilmente fontes de dados e tomar decisões.
No Brasil, o Banco BV está usando o Agentspace para integrar tecnologias generativas de IA para fluxos de trabalho. “[A solução] …está nos ajudando a realizar a visão de permitir que nossos funcionários aproveitem algumas das tecnologias de IA generativa mais avançadas para pesquisa, assistência e ações em todos os nossos sistemas críticos de forma segura e compatível”, diz Fabio Jabur, chefe de dados e IA do BV.
O NotebookLM, ferramenta de pesquisas do Google, ganhou uma nova versão: a NotebookLM Plus. A ferramenta de IA lançada em 2023 funciona como assistente personalizado para gerar insights e criar conteúdo a partir de documentos. Segundo o Google, ela está disponível em português e utiliza o Gemini Pro 1.5, modelo de linguagem mais recente da “big tech”.
Com a integração ao Workspace, a promessa é que os funcionários de uma organização possam fazer upload de informações. A assinatura da solução pode ser adquirida separadamente por meio do Google Cloud e será incluído no Google One AI Premium em 2025.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI