Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Águia ou coruja? Que animal representa sua fase na carreira

Fases da vida executiva

Toda carreira é feita de períodos de insegurança e estabilidade, que se alternam à medida que o profissional evolui. A graduação na faculdade, a entrada no mercado de trabalho e as trocas de emprego são momentos de incerteza que atravessam a carreira de qualquer um — e que, ao contrário do que muita gente pensa, não são necessariamente negativos.

São apenas mudanças de etapa de desenvolvimento que colocam à prova a capacidade de adaptação ao novo. Para o professor José Ramón Pin Arboledas, da IESE Business School, escola de negócios de Barcelona, as pessoas passam por quatro fases de desenvolvimento durante a carreira: a de aprendizado, a de conexões, a de movimentação e a de aconselhamento.

O estudioso relacionou cada uma delas com um animal. “Descobrir a etapa de carreira é importante para orientar as ações a ser tomadas, que são diferentes em cada uma das fases”, diz José. O único cuidado ao identificar a etapa em que se está é lembrar que, em tempos de incerteza e de carreira acelerada, uma pode se sobrepor à outra.

águia

Fase 1 - Águia

Crescimento: A ave de rapina alça voo altos e tem uma visão panorâmica do que há pela frente. É o início da vida profissional, quando o jovem está saindo da universidade e começa a pensar sobre o futuro. As primeiras metas de longo prazo são desenhadas e o aprendizado (prático e teórico) continua forte. 

Obstáculos a vencer: O principal é o choque da transição da liberdade estudantil para as obrigações do mundo do trabalho. Além de se adaptar a uma rotina diferente e desenvolver novas competências, quem está na fase águia toma as primeiras decisões difíceis — e arriscadas.

Como domar a fera: Encontre um mentor. “Essa figura dá orientações técnicas e ainda ajuda o profissional a entender como se movimentar dentro da empresa e com quem se relacionar”, diz José. 

"Wandering spider"

Fase 2 - Aranha

Conexões: As oito pernas da aranha remetem à construção de uma teia de relacionamentos (dentro e fora da companhia) que aumente a capacidade de se movimentar em várias direções. O profissional passa a se preocupar com uma formação mais generalista, pois já está chegando o momento de se tornar um líder — mesmo de equipes pequenas.

Obstáculos a vencer: Aqui o profissional está em plena transição de subordinado para líder e escolhendo qual será seu estilo de chefia. É importante delegar mais e se fazer visível dentro da empresa. 

Como domar a fera: “As decisões tomadas nesse momento definem os anos seguintes na vida pessoal e profissional”, diz José. Então, melhore seu poder de comunicação e deixe claro aos outros quais são seus objetivos. Isso vale tanto para chefes, clientes e subordinados quanto para pessoas mais próximas.

Red-necked-Wallaby

Fase 3 - Canguru

Movimentação: Profissionais com carreira consolidada sentem a necessidade de, como o canguru, dar alguns saltos e mudar de trajetória. Não é necessariamente uma mudança de empresa, cidade ou país, mas uma movimentação que tem como intuito evitar a sensação de estagnação.

Obstáculos a vencer: Como existe experiência acumulada, o profissional tem de tomar cuidado para não achar que já sabe tudo. O desafio é equilibrar a vontade de mudar rapidamente com o medo de tomar uma decisão errada — dúvida que pode levar, em alguns casos, à imobilidade. 

Como domar a fera: Pondere qual é o salto ideal. A maturidade pode ser sinônimo de crise pessoal, já que traz à tona a ideia de que o tempo urge e pode apressar a necessidade de adequar os sonhos à realidade. O ideal é pensar sobre quais são os objetivos de longo prazo e encontrar o que gera propósito. O dinheiro deve ficar em segundo plano. 

Connor Stefanison/2013 Wildlife Photographer of the Year

Fase 4 - Coruja

Aconselhamento: O animal que simboliza a sabedoria representa o profissional que acumula o conhecimento adquirido nas etapas anteriores. “Espera-se dele a competência de ver no escuro, como a coruja, coisa que os que estão em outros momentos da carreira não podem fazer”, diz José, referindo-se à habilidade de estar atento ao que ocorre dentro e fora da companhia e à capacidade de saber quando agir e quando recuar.

Obstáculos a vencer: Hora de econtrar o lugar ideal dentro da organização e evitar a sensação de que não tem mais nada a oferecer. Também é importante se preparar para deixar o poder no futuro próximo.

Como domar a fera: A coruja deve ser uma espécie de conselheiro. Ajudar a selecionar e desenvolver os funcionários e indicar rumos para o negócio são seus papéis. 

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/noticias/professor-da-ies...

Exibições: 291

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço