Foto: Janete Lopes
Iniciativa identificou 14 ícones nacionais que podem ser explorados pelos empresários em
produtos de moda e confecção a acessórios e artesanato para a Copa do Mundo FIFA 2014
Recife, 5 de novembro – A circulação de turistas estrangeiros e brasileiros nas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, entre elas Recife, irá gerar uma série de oportunidades para empresas já estabelecidas e para os negócios nascentes. Pensando nisso, o Sebrae em Pernambuco, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), através do Marco Pernambucano da Moda, desenvolveram o projeto Iconografia Brasilidade. O objetivo é explorar, antes, durante e depois do megavento, o potencial econômico e social que o mundial de futebol representa para toda a cadeia produtiva do Estado.
Inédito no País, o projeto Iconografia Brasilidade teve como foco a criação de 14 ícones cuja temática mescla elementos da cultura, tradição e história do Brasil e o tema futebol, como a bandeira brasileira, o canário, a arara azul e o pandeiro. Eles poderão ser utilizados livremente por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte para ilustrar produtos, que podem ser comercializados por toda a cadeia produtiva pernambucana de moda e confecção a acessórios e artesanato, envolvendo tanto criações mais populares como itens de luxo.
A iconografia, que faz parte do programa Sebrae 2014, foi desenvolvida por seis designers de várias regiões do Estado, ligados ao Centro Pernambucano de Design (CPD): Adele Pereira, Chico Marinho, Danielle Simões, Guilherme Luigi, Marcelo Taubert e Renata Gamelo. Os ícones serão oferecidos de forma gratuita aos empresários por meio dos portais do Marco Pernambucano da Moda (www.marcopemoda.com.br) e do Sebrae em Pernambuco (www.pe.sebrae.com.br). Além das 14 imagens disponíveis, os empreendedores que desejarem ter acesso a ícones exclusivos podem se inscrever para participar de consultoria do programa Sebraetec.
Durante a apresentação do projeto Iconografia Brasilidade, os visitantes poderão conferir uma exposição com peças de moda e acessórios produzidas com os ícones desenvolvidos pelos designers que estarão à disposição dos empreendedores.
Haverá, ainda, um bate-papo com Valéria Vargas, especialista em moda com foco em Consumo e Comunicação de Marca. Valéria irá falar sobre o mercado internacional de moda e como algumas experiências que estão acontecendo no exterior podem ser replicadas com sucesso no Brasil. Sua trajetória profissional inclui passagem por empresas como Natura Cosméticos e no atendimento a organizações como Anna Pegova, Montblanc e Nivea, além de ter trabalhado com empresas internacionais como Coty Prestige e Procter & Gamble Prestige. No campo da moda, realizou imersão em alguns países para marcas internacionais como Jean Paul Gaultier, Oscar de La Renta, Calvin Klein, Lacoste, Dolce & Gabbana e Hugo Boss.
BRASILIDADE – O projeto Iconografia Brasilidade surgiu de uma constatação: a falta de brasilidade em produtos e serviços, principal problema encontrado pelo Sebrae em algumas das cidades-sede da Copa das Confederações 2013. Nesses locais, foram avaliados negócios de serviços, turismo e comércio durante os jogos da competição. Como resultado do trabalho, chegou-se à conclusão que relacionar os produtos e serviços à identidade e características brasileiras (a exemplo das cores ou características nacionais) é fundamental para lucrar durante o mundial de 2014, especialmente porque o turista estrangeiro espera passar por uma experiência autenticamente brasileira em tudo o que ele comprar ou consumir.
SEBRAE 2014 – O Programa Sebrae 2014 tem como objetivo auxiliar micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais a se tornarem mais competitivos com as oportunidades oferecidas pelos megaeventos esportivos. Seu foco está centrado nas 12 cidades-sede da competição (Recife, Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e as ações priorizam nove setores com maiores possibilidades de geração de negócios com a realização da Copa. São eles: moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias), artesanato, turismo, cultura e entretenimento, comércio varejista, serviços, gastronomia, construção civil, madeira e móveis, agronegócios e tecnologia da informação e comunicação.
MARCO PERNAMBUCANO DA MODA – Ação do Programa Pernambuco Criativo, executado a partir de convênio no valor de R$ 2 milhões firmado em 2010 entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) e a PetroquímicaSuape (PQS). A missão da incubadora é preparar empreendedores e profissionais da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco agregando conhecimentos, inovação e tecnologias, transformando ideias em produtos, processos e serviços com qualidade e competitividade. Atualmente, o MPM está na etapa final da fase de pré-incubação dos 13 projetos que participam do programa que começou no início deste ano. A incubação propriamente dita, que é o próximo momento do projeto, deve ter início no próximo mês, com a inauguração parcial do prédio na Rua da Moeda. O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecção em Pernambuco (NTCPE) é a Organização Social gestora do equipamento.
Relação das empresas expositoras da mostra:
1. Club Noir – Duas peças
2. Carla Coelho – Duas peças
3. Fridas – Duas peças
4. Transfer Mania – Dez peças
5. Kangapé – Quatro peças
6. Anunciada – Quatro peças
7. Sancara – Quatro peças
8. FAG Bolsas – Seis peças
Outras informações à imprensa:
Sebrae em Pernambuco
Janete Lopes: 81-2101.8499 | 81-9928.6307 - jlopes@pe.sebrae.com.br
Brava Comunicação
Anderson Lopes: 81-3269.0005 | 81-9944.9858 – andersonlima@bravacomunicacao.com
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC-PE)
comunicacaosdec@gmail.com | comunicacao@sdec.pe.gov.br
Micheline Batista: 81-3182.1729 | 81-9488.2147 – micheline.batista@sdec.pe.gov.br
Luisa Vidor: 81-3182.1729| 81-8494.4079 – luisa.vidor@sdec.pe.gov.br
Rodrigo Lins: 81-3182.1729| 81-9212.0981 – rodrigo.pinho@sdec.pe.gov.br
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI