No palco do ProXXIma 2023, Frederico Battaglia, CMO da Stellantis América do Sul, compartilhou seus aprendizados sobre IA obtidos em eventos como o SXSW e Web Summit Rio.
O tópico inteligência artificial permeou quase todo o evento ProXXIma 2023 e foi o assunto central da apresentação do chief marketing office da Stellantis América do Sul, Frederico Battaglia.
O CMO utilizou seu espaço no evento para destacar os aprendizados sobre a questão da inteligência artificial e seus impactos nas relações humanas obtidos em eventos, como South by Southwest e Web Summit Rio, que aconteceram no início deste ano.
Battaglia dividiu seus aprendizados em três capítulos, nos quais destacou iniciativas, empresas e pessoas que estão fazendo a diferença nessa seara. Confira todos a seguir:
O primeiro destaque foi para Greg Brockman, presidente e cofundador da OpenAI, dono do ChatGPT, que esteve presente no SXSW, acalentando as angústias do público em relação à ferramenta. Ele reforçou que o objetivo da OpenAI é ajudar a “mover a agulha” p.... Brockman também ressaltou que as máquinas têm uma performance que é proporcional a pessoa que está atrás delas pilotando. “Então, parte da nossa responsabilidade, hoje, é obviamente trabalhar para alimentar essas máquinas e fazer com que elas consigam nos levar na direção do bem e isso é uma missão não só de reguladores de governos, mas também de nós, da sociedade civil”, completa Battaglia.
A plataforma Artifact também chamou a atenção do CMO da Stellantis América do Sul, durante o South by Southwest. Criada pelo cofundador do Instagram, Kevin Systrom, a plataforma funciona como um integrador de notícias, centrado em um feed de artigos personalizados ao gosto de cada leitor. Mas o que mais chamou a atenção de Battaglia é que a ferramenta usa IA para filtrar o que é notícia falsa.
A visão de John Maeda, tecnólogo, líder de experiência de produto e vice-presidente de design e inteligência artificial da Microsoft, sobre a inteligência artificial vai de encontro com a de Battaglia. Durante o SXSW, o tecnólogo enfatizou que a IA conseguirá separar u.... “Vamos ter mais tempo para nos dedicar os nossos prazeres”, completa o CMO da Stellantis.
Outros destaques indicados por Battaglia foram: NotCo, empresa que aplica inteligência artificial para transformar, para criar comida a partir de plantas, que esteve presente no primeiro Web Summit Rio; a união entre a computação quântica e a inteligência artificial como a última invenção do homem, ideia pontuada por William Hurley, fundador da Strangeworks; e o Superhumans, pessoas que se submeteram a uma cirurgia de implantes cerebrais, que a partir de uma interface matriz, conseguem executar tarefas usando apenas o pensamento.
Ainda nesse tópico, o CMO da Stellantis, destacou a palestra da futurista, Amy Webb. Nela, a CEO do Future Today Institute falou que é o fim da internet como se conhece hoje. “A defesa dela é que precisamos focar para conduzir essa próxima revolução de um jeito melhor do que fizemos na anterior”, salienta Battaglia.
Na segunda parte de sua apresentação, o CMO focou em como a inteligência artificial tem impactado as relações humanas. Dentro disso, ele destacou a apresentação da psicoterapeuta Esther Perel, durante o SXSW. Na ocasião, ela a se referiu a IA como “intimidade artificial”. “Ela fala que gente hoje trabalha pouco na manutenção da qualidade das nossas relações”, complementa o CMO.
A participação de Amy Gallo, especialista em dinâmicas de trabalho, no South by Southwest, também atraiu a atenção de Battaglia. Segundo ela, a felicidade é diretamente proporcional a qualidade das relações.
Outros destaques pontuados por Battaglia foram: o Dr. Deepak Chopra, que estudou como tratar doenças crônicas com psicodélicos, e a Alua Arthur, fundadora da Going with Grace, que se define como uma doula da morte.
“Por fim, não tem como falar de futuro sem falar de proteção do ambiente e de para onde está indo o nosso planeta”, alerta o CMO. O maior destaque dentro desse tema foi o CEO da Patagonia, Ryan Gellert, que durante sua participação no SXSW, afirmou que as pessoas perderam o direito de serem pessimistas e que passou a hora de agir.
“Do ponto de visita prático, eles [Patagonia] doam praticamente todos os lucros para ONGs que cuidam do planeta, doam roupas usadas, consertam roupas sem custos e criaram o maior parque nacional do mundo no Chile”, enfatiza Battaglia.
O CMO da Stellantis América do Sul também ressaltou a palestra de José Andrés, fundador da World Central Kitchen, ONG que distribui refeições para refugiados e vítimas de desastres naturais. Ele diz que as pessoas podem mudar o mundo a partir das histórias que contam.
Na questão automobilística, Battaglia afirma que não há uma solução perfeita e adequada para tudo. “O que defendemos é que descarbonização não precisa ir diretamente para eletrificação. Na América Latina, a descarbonização passa, por exemplo, pela hidridização a álcool”, completa. Segundo o CMO, é importante buscar soluções adequadas para cada especificidade, indústria e local.
“Voltei do SXSW com essa quase que vontade/missão de ser uma das pessoas que contribui, colabora, trabalha para que tenhamos um futuro melhor”, conclui.
Amanda Schnaider
https://www.meioemensagem.com.br/eventoproxxima/inteligencia-artifi...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI