Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Importação esfria a produção industrial

Fonte:|pt.fashionmag.com|

Importação esfria a produção industrial

A demanda sendo atendida por outro alguém que não a produção doméstica está levando a um esfriamento produtivo maior na indústria nacional. E o sinal de alerta já está aceso. O fenômeno de expansão das importações ganha explicação no câmbio favorável e no mercado interno aquecido. Mas não houve apenas aumento nas compras de outros países, pela primeira vez o total de empresas importadoras será mais que o dobro das exportadoras. Nas contas da Associação de Comércio Exterior do Brasil, o ano deve terminar com estoque de 40 mil importadoras, diante de um total de 19.200 exportadoras.

O ritmo frenético de ingresso de produtos no mercado é movido pela busca de preços mais baratos. Ou seja, as empresas recorrem ao exterior para comprar matérias-primas, máquinas e equipamentos e produtos acabados. Mas a esteira do ser fácil importar pode levar à desindustrialização num longo prazo e fazer com que o Brasil volte a ter as fileiras do desemprego, caso nenhuma medida seja adotada. "Não conseguimos produzir mais e mais barato, estamos importando demais", disse o presidente de Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Tigre, sobre o nítido desequilíbrio com as exportações.

Antidumping segurou vendas, mas há desvio

O setor calçadista, com concentração de fábricas nos Vales do Sinos e Paranhana, também se depara com a avalanche de produtos importados. Mesmo tendo conseguido segurar um pouco as importações de calçados da China, através da medida antidumping - US$ 13,85 sobre o par de sapato, além dos 35% do imposto de importação -, os fabricantes nacionais agora tentam esticar a medida para outros países asiáticos. A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) está encaminhando neste mês pedido de investigação de triangulação das importações chinesas por meio da Malásia, Vietnã e Indonésia.

E a Abicalçados já está ganhando reforço antes mesmo de entrar com o pedido. A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) esteve no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentando informações do setor que evidenciam a variação nos fluxos comerciais de importação destes três países asiáticos, mais Taiwan e Tailândia.

Exibições: 68

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço