Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|tvverdesmares.com.br|

Projeto ensina como usar energia com eficiência

As indústrias cearenses estão fazendo uma boa economia de energia elétrica. Elas aderiram a um projeto que ensina como usar a energia com eficiência. As indústrias recebem consultorias e formam agentes para realizar mudanças nos setores que mais consomem energia.

Uma indústria têxtil do Estado, visitada pela reportagem do Bom Dia Ceará, tem 29 anos, 1.840 funcionários e um consumo médio de 16.300 kw de energia. Depois de um auto-diagnóstico, viu que era hora de economizar. Substituiu máquinas antigas por equipamentos de alto rendimento, reformou os sistemas de iluminação e investiu na manutenção dos equipamentos.

Segundo dados da indústria, em um ano e meio de trabalho, ela conseguiu uma redução de 4,5% no consumo médio de energia. Isso significa uma economia de 740 kw, o equivalente, por exemplo, ao consumo médio de energia de 3.500 residências.

O coordenador de manutenção elétrica da empresa diz que o maior ganho foi no setor de climatização e ar comprimido, que representa 38% do consumo total da fábrica. Até agora, a economia foi de cerca de R$ 800 mil, sem falar dos outros ganhos.

As ações fazem parte de um convênio entre o setor industrial, Instituto Evaldo Lodi do Ceará, FIEC e Eletrobrás. O objetivo é reduzir os altos índices de consumo de energia elétrica nas indústrias. Segundo a FIEC, só as indústrias têxteis representam 42% de todo o consumo de energia do Estado. Ao longo do projeto, 13 empresas adotaram medidas e apresentaram uma econimia de mais de R$ 384 mil.

O Instituto Euvaldo Lodi do Ceará atende pelo telefone 3421.6508.

Exibições: 49

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço