Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Inmetro testa guarda-sóis e reprova cinco marcas

Fonte:|jornalfloripa.com.br|

Os guarda-sóis devem proteger contra os raios infravermelhos, aqueles que percebemos pela sensação de calor. E também dos raios ultravioleta: UVA, UVB e UVC, que não são visíveis, mas provocam o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de câncer de pele.

O Inmetro testou doze guarda-sóis: Bel Fix (Brasil), Bel Fix Infantil (China), Blue Man (Brasil), Botafogo (Brasil), C&C da Casa e Construção (China), Carrefour (China), Kim (Brasil), Mor Casa e Lazer (Brasil), Nautika (China), Spirit (China). E dois sem marca: um vendido pelo grupo Pão de Açúcar (China) e outro importado pela empresa Luna (China).

No laboratório do Senai/Cetiqt-RJ, os técnicos retalharam os guarda-sóis. As amostras dos tecidos foram expostas a luzes artificiais que simulam os vários tipos de radiações solares.

O primeiro teste avaliou o fator de sombreamento do guarda-sol, ou seja, a capacidade de gerar sombra. Ele pode variar de zero - situação em que todos os raios atravessam o material - até cem, quando nenhuma radiação passa e a proteção é total. Os índices variam de 53 a 95. Veja o resultado:

Marcas/Fator de sombreamento
C&C 53
Sem marca (Pão de Açúcar) 56
Nautika 56
Carrefour 59
Bel Fix (Infantil) 63
Sem marca (Luna) 70
Spirit 88
Kim 90
Bel Fix 91
Mor Casa e Lazer 94
Blue Man 94
Botafogo 95

O Inmetro avisa que, por não existir parâmetros técnicos para o fator de sombreamento, os resultados desse teste são apenas informativos. Servem para ajudar os consumidores na hora da compra: quanto maior o fator, maior será a sombra projetada pelo guarda-sol e maior, a proteção.

O segundo teste - este sim conclusivo - mede o fator de proteção do tecido apenas contra os raios ultravioleta. É o chamado fator UPF. Em sete marcas, o fator UPF encontrado nos testes foi superior a 25, o que significa que elas oferecem proteção muito boa ou excelente.

Em outras cinco, porém, os índices de proteção aos raios UV ficaram abaixo de 15, por isso, as marcas Casa & Construção, Carrefour, Nautika e as sem marca do grupo Pão de Açúcar e da importadora Luna foram reprovadas.

Resultado final: das 12 marcas analisadas, cinco não protegem os banhistas. Entre elas, destaque para a do Carrefour, que apresentou fator de proteção zero. Significa que todos os raios ultravioleta passam por esse guarda-sol. Na praia, é como se ele não existisse. Proteção zero.

Os cinco guarda-sóis reprovados são de fabricação chinesa. Três importadores responderam ao Inmetro.

A empresa Luna afirma que seus guarda-sóis não são feitos para a praia e sim para uso como alegoria nas festas e nas decorações relacionadas ao ritmo do frevo. E que, assim, atenderiam a sua finalidade dita real. Mas o Inmetro diz que o produto tem dimensão de guarda-sol e é vendido para proteger do sol.

O Carrefour disse que os produtos foram importados há três anos e que não voltará a comprá-los.

E o grupo Pão de Açúcar questiona o teste, argumentando que não existem normas brasileiras de qualidade para guarda-sóis.

O Inmetro diz que vai se reunir com fabricantes e importadores para propor à Associação Brasileira de Normas e Técnicas a criação de uma norma nacional para guarda-sóis. E dá dicas para quem for comprar um:

“Quanto mais transparente o tecido, menor a proteção contra a radiação ultravioleta. Outra dica é a cor do tecido, quanto mais escuro o tecido, maior é a proteção contra a radiação. Uma terceira dica é quanto à elasticidade do tecido, quanto mais elástico maiores as chances dos raios ultravioletas atravessarem o guarda-sol”, avisa o técnico do Inmetro Marcelo Maciel.

Exibições: 131

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Marcos Rizzi em 14 janeiro 2010 às 8:28
Temos em nossa liha de acabamentos tratamento que da propriedade de retenção dos raios uva e uvb aos tecidos. Este tipo de tratamento pode chegar até a triplicar o fator de proteção de um tecido. Hoje utilizamos em uniformes de pessos que trabalham no campo para minimizar os efeito do sol. Também podem ser utilizados em toldos, barracas, guarda sol e roupas para pessoas com problema de pele.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço