Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Instituições de ensino apostam em cursos na área de moda

Fonte:|noticias.terra.com.br|

A moda será o foco principal do Rio, desta quinta-feira até o dia 01 de junho. A 17ª edição do Fashion Rio, maior evento de moda da cidade, abre espaço não só para as grandes grifes, mas também para os profissionais que trabalham nos bastidores da moda, como costureiras, modelistas e especialistas em acessórios, entre outros. Antes anônimos, estes trabalhadores ganham cada vez mais destaque e, com isso, muitas escolas e universidades vêm desenvolvendo cursos especializados nos diversos segmentos dessa área.

Ex-assistente de RH, Luciana Couto, de 28 anos, resolveu deixar a profissão de lado para embarcar em um antigo sonho: confeccionar roupas e acessórios que ela mesma desenha. Para isso, inscreveu-se em um curso técnico de costura e modelagem no Senai-RJ, onde, além de criar os modelos no papel, também produzia as peças. Concluído o curso, abriu uma pequena confecção em Vila Isabel, onde mora e, dois anos depois, já possui duas funcionárias para atender a demanda de encomendas.

"Foi um salto no escuro. Tinha um emprego estável e larguei tudo para fazer o curso e abrir a confecção. Mas não me arrependo. O próximo passo é fazer uma faculdade de moda e me aperfeiçoar cada vez mais", revela a pequena empresária.

De olho no crescimento do mercado, diversas instituições de ensino criaram cursos na área. Além de costura e modelagem, o Senai-RJ oferece cursos profissionalizantes de Confecção de Vestuário e Acabamento Têxtil, além de cursos de nível superior e Pós-Graduação Latu Sensu na área.

Para quem almeja a graduação, a Escola de Moda da Universidade Cândido Mendes oferece o curso de Design de Moda nos campus de Ipanema e Niterói. Já a Universidade Veiga de Almeida tem diversos cursos de extensão, como Ateliê de Costura, Costura e Acabamento, Modelagem e Confecção de Bolsas, entre outros.

"Acho que a moda é uma das áreas mais interessantes para se trabalhar hoje em dia. Criar uma peça na cabeça, confeccioná-la e depois vê-a exposta em uma vitrine é uma satisfação que não tem preço", afirma Luciana.

Quem quiser conhecer a produção dos principais pólos de moda do país, não pode perder o Rio-À-Porter, Salão de Moda e Design que acontece paralelamente aos desfiles do Fashion Rio, no Píer Mauá. O evento vai reunir mais de 200 expositores nos armazéns 4, 5 e 6 do Cais do Porto, mostrando que nem só de grandes grifes é feita a moda. Oportunidade perfeita para quem está começando na área e quer trocar experiências com quem já é do ramo.

Estudante do Ensino Médio, Laura Ferreira Dias já cria suas próprias peças, como acessórios e blusas customizadas e sonha cursar uma faculdade de moda. Como ainda não se decidiu por qual instituição optar, Laura acompanha as novidades da área através de blogs e sites especializados no assunto. No próximo final de semana, acompanhada por um grupo de amigas, vai conferir as novidades do Rio-À-Porter.

"Acho que, antes de tentar uma faculdade, vou fazer um curso profissionalizante. Quero aprender todo o processo, como modelagem, costura e criação. Já faço algumas coisas, mas quero me aperfeiçoar para ter minha própria confecção", ressalta.

Exibições: 144

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de min em 28 maio 2010 às 1:35
helloe friends
Comentário de Cristina Rollim em 28 maio 2010 às 0:40
Colaborando com a reportagem, informo que a PUC-Rio e o SENAI-CETIQT possuem curso de graduação Bacharelado em Design - habilitação Moda, as universidades Veiga de Almeida e Estácio de Sá possuem curso de graduação em Design de Moda e todas ficam no Rio de Janeiro.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço