Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|facadiferente.sebrae.com.br|

Um empresário paraibano que atua no setor de indústria têxtil questiona os consultores sobre a importância de investir em maquinário. A produção do programa de rádio Faça Diferente convidou a especialista em indústria do Sebrae Nacional, Francisca Pontes para comentar o assunto. Ela lembrou aos ouvintes que, atualmente, a aquisição de máquinas está ficando cada vez mais acessível aos proprietários de micro e pequenos empreendimentos. Francisca ainda deu várias dicas de como os empresários podem inovar a partir da aquisição de equipamentos.

É importante destacar que a compra de máquinas pode ser uma maneira eficaz de inovar nos negócios, desde que o empreendedor faça um planejamento prévio. Isso significa que além do maquinário, é preciso avaliar a área disponível na fábrica e o dinheiro que será gasto na manutenção do equipamento. Além disso, você, empresário, deve estar consciente de que seus funcionários deverão passar por período de treinamento para garantir que a máquina será utilizada de forma adequada.

É necessário, ainda, que você reflita se o equipamento é de fato essencial para a sua empresa. Lembre-se que a inovação só ocorre quando a mudança adotada pelo empreendedor gera lucros. Se a máquina não for fundamental para o aumento de faturamento, ou redução de custos você deve pensar 10 vezes, antes de adquiri-la. Portanto, não se encante apenas pelo design moderno do aparelho. Certifique-se realmente se essa compra trará ganhos a seu negócio. A tecnologia está em avanço, mas isso não significa que você deve, necessariamente, acompanhar o ritmo dos lançamentos do mercado.

Apoio para comprar equipamentos

O programa de crédito mais indicado para a aquisição de maquinário é o Finame, criado pelo (BNDES). A linha financia apenas a compra de equipamentos de fabricação nacional e que estejam cadastrados no banco. O Finame é também praticado por bancos privados em condições muito próximas às do BNDES. Portanto, se estiver interessado em adquirir máquinas, comece se informando a respeito do Finame no próprio banco onde sua empresa tem conta. É possível optar também pelo cartão BNDES, que permite ao empreendedor fazer as compras pela internet, diretamente com os fornecedores credenciados.

Antes de investir na compra de máquinas, procure o escritório do Sebrae da sua cidade e peça orientação a um consultor. O especialista irá avaliar se sua empresa precisa de fato de novo maquinário, fará cálculos de custo e benefício, e lhe ajudará a escolher os equipamentos mais adequados. Assim, você se arrisca menos. O programa do Sebrae mais indicado para quem deseja investir em equipamentos é o de Consultoria Tecnológica, que em alguns estados se chama SebraeTec e, em outros, recebe o nome de Padetec.

Você, empresário, também pode pedir conselhos aos seus funcionários para decidir se a compra de novos equipamentos é realmente essencial. Seu empregado é quem melhor conhece os prós e os contras de cada máquina e pode lhe oferecer preciosas dicas. Esteja sempre aberto a sugestões!

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço