Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Irã acusa ocidentais de baixar petróleo "artificialmente"

O representante iraniano na Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohamad Ali Khatibi, declarou neste sábado, segundo a agência especializada Shana, que os Estados Unidos e seus aliados querem baixar artificialmente os preços do petróleo recorrendo as suas reservas estratégicas.

"Os Estados Unidos e os países europeus fazem de tudo para baixar (...) artificialmente os preços do petróleo", declarou Khatibi, que representa o país que preside atualmente a Opep. "A decisão da Agência Internacional de Energia (AIE) de recorrer as suas reservas estratégicas para compensar uma falta de oferta terá como efeito uma queda de preços artificial" e foi tomada "sob pressão política dos Estados Unidos", afirmou Khatibi.

Mas essa redução "não vai durar", considerou ele. "As reservas estratégicas (de cru) são limitadas e esses países talvez se vejam obrigados a comprar ainda mais caro", advertiu.

Pela terceira vez na história da AIE, seus membros decidiram recorrer às suas reservas estratégicas e colocaram no mercado "60 milhões de barris de petróleo em um período de um mês". Após esse anúncio, os preços do petróleo registraram fortes quedas, de mais de US$ 8 em Londres e de quase US$ 6 em Nova York.

A decisão da AIE, que representa os interesses dos países industrializados grandes consumidores de cru, foi motivada pela guerra na Líbia, onde a produção caiu dos 1,4 milhão de barris por dia antes do conflito para apenas 200 mil barris por dia em abril.

 

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5205800-EI294,00-I...

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço