"Os Estados Unidos e os países europeus fazem de tudo para baixar (...) artificialmente os preços do petróleo", declarou Khatibi, que representa o país que preside atualmente a Opep. "A decisão da Agência Internacional de Energia (AIE) de recorrer as suas reservas estratégicas para compensar uma falta de oferta terá como efeito uma queda de preços artificial" e foi tomada "sob pressão política dos Estados Unidos", afirmou Khatibi.
Mas essa redução "não vai durar", considerou ele. "As reservas estratégicas (de cru) são limitadas e esses países talvez se vejam obrigados a comprar ainda mais caro", advertiu.
Pela terceira vez na história da AIE, seus membros decidiram recorrer às suas reservas estratégicas e colocaram no mercado "60 milhões de barris de petróleo em um período de um mês". Após esse anúncio, os preços do petróleo registraram fortes quedas, de mais de US$ 8 em Londres e de quase US$ 6 em Nova York.
A decisão da AIE, que representa os interesses dos países industrializados grandes consumidores de cru, foi motivada pela guerra na Líbia, onde a produção caiu dos 1,4 milhão de barris por dia antes do conflito para apenas 200 mil barris por dia em abril.
FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5205800-EI294,00-I...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI