Os plissados continuam a ser os protagonistas em muitos desfiles, e a marca japonesa Issey Miyake é famosa por utilizá-los de formas sofisticada e moderna para trabalhar de forma escultórica a superfície dos tecidos. Para a coleção de primavera/verão 2016, o diretor criativo da marca, Yoshiyuki Miyamae, inspirado pelas plantas tropicais criou o tema “Botanical Delights”, e expressou cores e formas brilhantes com a nova técnica “Baked Stretch”(estiramento cozido) que molda pregas no corpo do tecido.
Nascido em Hiroshima em 1938 (ele tinha apenas sete anos quando a primeira bomba atômica foi lançada, matando muitos dos membros de sua família), Issey Miyake é um dos mais famosos designers de moda do Japão, e é mundialmente conhecido por suas peças de vestuário tecnológicas, que andam de mãos dadas com suas exposições experimentais.
Ele sempre gostou de brincar com a flexibilidade, fluidez e linhas estruturadas, que criam formas geometricamente perfeitas, que muitas vezes se assemelham a peças arquitetônicas de arte. Ele na verdade se aproxima de seu trabalho mais como um designer de produto do que um designer de moda tradicional, e é por isso que ele prefere apresentar-se simplesmente como “designer”, sem o “fashion” de antemão.
A finalidade principal de Miyake, como designer, sempre foi o de criar linhas de roupas modernas e otimistas, que olham para o futuro e pretendem unir diferentes culturas sob seus diferentes traços comuns. O designer atual da casa Yoshiyuki Miyamae conseguiu seguir totalmente a tradição de Issey Miyake na coleção de primavera/verão 2016 combinando todas estas noções em 41 looks, criando uma das melhores mostras de arte visuais de todos os tempos.
Sempre na experimentação, a marca Issey Miyake procura criar roupas com novos sabores e formas. Um pedaço de pano pode ser cozido no vapor ou assado e emergir em uma textura fresca e deliciosa. Temperados com especiarias, cores e formas aparecem, inspirados pela vitalidade exuberante da selva tropical, transformando o ato diário de se vestir em uma experiência sensual e surpreendente.
Combinando materiais naturais com a tecnologia, Miyake cria uma nova técnica de fabricação. O ” estiramento de vapor 3D ” usa o calor do vapor para encolher segmentos do tecido, continua a evoluir graças ao uso de materiais naturais e amplas variações de cor. Miyake continua sua pesquisa e desenvolvimento em vários materiais para criar roupas confortáveis, leves e fáceis de cuidar, a fim de atender nossos estilos de vida modernos.
Um novo tipo de pregas foi criado a partir de um novo e inovador processo, chamado de “Baked Stretch”. Com esta técnica, uma cola especial é impressa sobre o tecido que e em seguida é cozido. A cola se expande sob a alta temperatura, moldando assim a dobra no tecido, pressionando permanentemente a roupa para manter a sua forma. Assim, como cozer o pão dentro de um forno, o tecido é colocado dentro de uma máquina de cozimento na qual a cola se expande para criar um vestido plissado. Nesta temporada, a marca adicionou estampas coloridas nas curvas do tecido como um elogio a essência da flora tropical.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI