Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Jean Paul Gaultier recebe homenagem com exposição biográfica

Desde o último dia 15/6 está em exibição no Centro Sueco de Arquitetura e Design (Swedish Center for Architecture and Design) a exposição “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”.

O acervo conta a trajetória do enfant terrible da alta costura parisiense desde a década de 1970 até os dias atuais. São mais de 100 conjuntos de roupas, além de documentos, fotografias e vídeos. A reunião das peças contou com a colaboração de amigos do costureiro, como Madonna e Pedro Almodovar, para os quais Gaultier desenhou muitos figurinos.

A exposição se divide em seis grandes seções :

The Odyssey of Jean Paul Gaultier: esta primeira seção busca levar o visitante a visitar as influências de JP Gaultier abordando seus temas favoritos como os marinheiros, as sereias e os uniformes. Um detalhe muito curioso desta seção é que o cenário remonta seu ateliê e terá em exibição o primeiro vestido por ele projetado nos idos 1971, peça que até hoje não foi exposta.

The Boudoir: essa parte remonta sua infância ao lado da avó e seu fascínio pela lingerie. Conta com dois corsets usados pela diva Madonna na década de 1990 durante a turnê Blondie Ambiton e outros dois usados na Confessions Tour e MDNA Tour respectivamente.

Skin Deep: nessa o nome diz tudo, esmiúça a relação de JP com a pele. Seu trabalho com efeitos trompe-l’oeil  e seus projetos de alta costura também para os homens, como as saias.

Punk Cancan: remonta a relação do costureiro com o punk londrino e o romance parisiense, uma mescla bem fetichista.

Urban Jungle: digamos que nessa parte podemos ver as interpretações étnicas que faz das tribos urbanas e de imigrantes.

Metropolis: este é o momento JP tech-ID. A relação do costureiro com as novas tecnologias e a mistura de arranja com o fazer artesanal típico da alta costura com visual futurisa, remontando seus projetos do final dos anos 1970.

 A iniciativa deste fantástico projeto foi do Museu de Belas Artes de Montreal, na pessoa de Natalie Bondil e com curadoria de Thierry-Maxime Loriot que deu à exibição um quê de teatral.

A partir de outubro deste ano a exposição estréia no Museu do Brooklyn e logo em seguida será a vez dos londrinos degustarem esse banquete visual, mas somente a partir de abril do ano que vem.

Hora de atualizar a agenda ! ! ! !


THE FASHION WORLD OF JEAN PAUL GAULTIER

From the Sidewalk to the Catwalk

 

15 Junho – 22 setembro 2013

Swedish Centre for Architecture and Design

http://www.arkitekturmuseet-gaultier.com

 

25 Outubro 2013 – 23 Fevereiro 2014

Brooklyn Museum

http://www.brooklynmuseum.org

9 Abril 2014 a 17 Agosto 2014

Barbican Center

http://www.barbican.org.uk

Fonte: http://silogismosdemoda.wordpress.com/2013/07/16/vida-e-obra-de-jea...

 

Exibições: 126

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço