Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Latinidade e tropicalidade é a aposta do Pólo São Gonçalo no Rio-À-Porter!

Fonte:|revistafator.com.br

Latinidade e tropicalidade é a aposta do Pólo São Gonçalo no Rio-À-Porter!


Entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2010, no Píer Mauá, acontece o Rio-À-Porter, evento de negócios que acontece paralelamente aos desfiles do Fashion Rio. O Pólo de Moda São Gonçalo estará presente no evento apresentando o conceito de metamorfose ligado à moda. Pensando na coleção primavera / verão 2011, o Pólo São Gonçalo levará para o Rio à Porter o tema ‘latinidade da tropicalidade’. Destacando o inédito, a vontade de se transformar e de se reinventar, as quatro marcas apresentarão a beleza do povo latino, com toda a sua ginga e o colorido da multiplicidade das raças.

“A latinidade é uma mistura criativa de diferentes civilizações e o choque cultural é o coração do tema do Pólo São Gonçalo. Vamos usar e abusar da criatividade para celebrar o sol, a praia e o calor da estação mais quente e esperada do ano! Toda essa alegria e vivacidade é o conceito brasileiro, ou seja, é a cara do nosso país”, declara Célia Martins, estilista da grife Porus, de moda feminina.

O Pólo de Moda São Gonçalo reutiliza materiais que antes eram ignorados e produz roupas com tecidos de fibras alternativas que geram renda e, acima de tudo, inserem a moda em diversas áreas. O Pólo passa por este processo consciente de responsabilidade social, com muita cor e beleza de formas. Suas exportações concentram-se basicamente para os Estados Unidos, Portugal e Itália. Grifes e confecções que participam desta edição: Porus (moda feminina), Usina Rio (bolsas e sapatos), L'Santi (moda em couro) e Ouz (jeans).

A região de São Gonçalo conta com mais de 200 empresas formais com produção multisegmentada em jeans, moda praia, lingerie, surfwear e casual, gerando assim, cerca de seis mil empregos diretos e indiretos. O pólo São Gonçalo representa cerca de 7% do PIB industrial do setor têxtil/confecção do Estado do Rio. A moda em São Gonçalo teve início no final da década de 1970 com um movimento de abertura de confecções domiciliares para a produção de peças de jeans. Com o sucesso das primeiras empreendedoras, outras se sentiram motivadas a fazer o mesmo. Porém, somente em novembro de 2005, foi criado o Pólo Industrial de Moda de São Gonçalo, com aproximadamente 200 empresas formais.

“São Gonçalo é um pólo que vem crescendo a cada edição, tendo realizado no último Rio-À-Porter, exportações para a Europa. Neste pólo é enfatizado o fato de São Gonçalo ser uma cidade com grande característica industrial e com proporcional capacidade de crescimento”, destaca Célia Martins, da grife Porus.

O Pólo de Moda São Gonçalo se vê frente a um novo papel consciente de sua responsabilidade sócioambiental e propõe cores, beleza e novas possibilidades para uma moda ainda mais consciente, que se dá através de um mergulho em sua própria identidade. Essa consciência estará evidente no estande do Rio à Porter e está presente também na brasilidade de soluções em tecidos, bordados como a malha pet e as eco-bags, algo tão peculiar no Pólo São Gonçalo.

Porus - A grife Porus apresenta uma ‘salada tropical’ na sua coleção primavera / verão, onde as cores ilimitadas se transformam em uma atmosfera festiva, que corresponde ao otimismo do verão. Estampas do mundo náutico recicladas foram misturadas com rendas, babados e laços que traduzem uma proposta romântica e só enriquece ainda mais o tema. A Porus buscou em suas cooperativas de bordados uma tendência de moda sustentável e toda feita a mão, pronta para conquistar o mundo.

A estilista da grife, Célia Martins, além de expor suas criações no Pólo São Gonçalo, também foi convidada para expor suas peças no ‘Ateliê Literário’, no Fashion Rio. Trata-se de um espaço ousado e prático, onde a presença da moda aparece com um ar de literatura. Nele, todas as paredes foram forradas por pedaços de papéis que se misturam entre livros e rabiscos estampados, criando todo o cenário. Tudo nesse projeto respira a literatura e a moda. E é lá que a Porus apresenta sua peça ecologicamente e socialmente correta, com tecidos ecológicos, todo confeccionado com mão de obra de bordadeiras. O autor homenageado pela grife é o curitibano Paulo Leminski. Na criação exposta pela Porus, a célebre frase do autor “Não discuto com o destino, o que pintar eu assino” está ressaltada numa roupa jovial e totalmente usável. | www.porusfashion.com.br

Ouz Fashion - Com mais de 30 anos de mercado, a Ouz Fashion é uma grife preocupada com as questões ambientais. As peças são todas feitas com 100% de algodão e jeans com lavagens especiais, e o seu diferencial é usar o mínimo de componentes químicos em suas peças. A Ouz ainda acredita na utopia e no idealismo, a roupa para todo o momento. Nos mantemos fiéis a filosofia original da grife reflete perfeitamente em seu slogan: “For fun, For fashion, For life!”

Pensando no verão 2011, a Ouz propõe uma coleção colorida e descontraída, onde o foco principal é a sensação de bem estar, trazendo os códigos de diferentes décadas, tribos, culturas e a memória dos momentos felizes, de dias coloridos, das sensações de prazer em boas campainhas... Esta é a proposta da Ouz nesses dias tão inspiradores do verão carioca.| www.ouzfashion.com.br

Usina Rio - O desenvolvimento da grife Usina Rio iniciou-se em 2008 com um sonho de criar uma usina de moda, de criatividade e solidariedade. Fabricando bolsas, calçados e acessórios de moda, desde a inauguração, a Usina Rio tem como conceito a preocupação com a sustentabilidade e a difusão do design brasileiro.

“Nossa missão é criar um espaço de moda contemporâneo, despojado e ao mesmo tempo sustentável economicamente, social, cultural e ambiental com produtos sofisticados e, ao mesmo tempo, com elementos naturais e que remetam a um estilo rústico-fashion, proporcionando uma viagem ao conforto e bem-estar”, afirma Ana Cristina Miranda, estilista e designer da Usina Rio, que participa pela primeira vez do Rio à Porter. | www.usinario.com.br

L. Santii: - Com o objetivo de criar e inovar no segmento de couro, a L. Santii vem se destacando no mercado desde 2008, mostrando uma moda contemporânea, despojada e, ao mesmo, tempo sustentável.

A L. Santii acredita na capacidade de criar elementos naturais, aliando-os a produtos que geram conforto aos seus clientes. Com isso, seus cintos e bolsas em couro se tornaram referência no país. | mdscouro@gmail.com

[O Rio -À-Porter e Fashion Rio acontecem até o dia 1º de junho (terça-feira) , das 10h às 22h, no Píer Mauá, Rua Rodrigues Alves s/nº, Rio de Janeiro].

Exibições: 186

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço