Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lavexmil em parceria com o SENAI de Pernambuco cria lavanderia itinerante

Fonte:|.paranashop.com.br|

A paranaense Lavexmil, empresa que desenvolve projetos customizados na fabricação de máquinas e equipamentos para lavanderias industriais, aposta na parceria com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco lança um projeto inusitado. Trata-se da lavanderia itinerante, uma carreta, com uma lavanderia acoplada que demonstra todo o processo de lavagem e cuidado com os tecidos.

Também conhecida como Bete - Beneficiamento de Tecidos, o objetivo do projeto é qualificar a mão-de-obra das fábricas que realizam a lavagem do jeans, incentivando a utilizar o mínimo de água durante o processo. Com exemplo de sustentabilidade ambiental, é possível reutilizar 50% da água e tratar os efluentes usados no ciclo.

O processo é divido em cinco fases. Primeiro o tecido passa por uma lavagem com enzimas, depois para a decantação, em seguida a osmose reversa, carvão ativado e, para finalizar, é aplicada uma injeção de ozônio, que torna a água reutilizável. Além disso, a lavanderia móvel ensina receitas eficientes de lavagem, utilizando o conceito do 5S (sigla japonesa que significa senso de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina) e incentivando o uso de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual.

Para o gerente geral da Lavexmil, Marcos Yassumori Kubota, projetos como esse reduzem o impacto ambiental, além de qualificar a mão-de-obra. “A Lavexmil apoia projetos que levam até a população soluções eficientes, e acima de tudo zelando pela preservação do meio ambiente”, destaca.

A ideia de criar uma estrutura itinerante teve início em 2002, mas foi aprovada apenas em 2007. Para o consultor de empresas do SENAI de Pernambuco e idealizador da ação, Antônio Melo Mendes, houve a necessidade de desenvolver a lavanderia em virtude da demanda em lavagens de jeans. “A cidade de Toritama, em Pernambuco, detém 17% da fabricação de jeans do Brasil, por isso foi necessário capacitarmos esses profissionais”, afirma.

O empreendimento lançado em outubro, pretende percorrer o estado de Pernambuco e posteriormente todo o país.

Sobre a Lavexmil

Com investimento em pesquisas e uma área de desenvolvimento que cria projetos das instalações das lavanderias, indicando os melhores equipamentos e a disposição dos mesmos para otimizar o ciclo dentro de cada indústria, a paranaense Lavexmil, com fábrica localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, conta hoje com projetos exclusivos em empresas como: Petrobras, Vale do Rio Doce, Kraft Foods do Brasil entre outras .

Todo o processo de produção da Lavexmil prima pela fabricação de equipamentos que obedecem aos mais exigentes padrões de qualidade, oferecendo ao mercado soluções com vida útil superior aos 20 anos, desde que realizadas manutenções preventivas. Para isso, conta com uma Rede de Assistência Técnica Autorizada em todo o Brasil, capacitada a instalar e dar assistência aos equipamentos em qualquer cidade do país.

Com conceito de Total Solutions, hoje a empresa oferece solução completa no menor tempo resposta, acompanhando desde a identificação da necessidade, elaboração do projeto (Layout), somados a um programa de pós-venda que visa à fidelização de seus clientes. É dessa forma que, pelo quinto ano consecutivo, a Lavexmil conseguiu a certificação da A.B.E.R.C. (Associação Brasileira de Ética e Respeito ao Consumidor), contando também com a certificação da O.N.I.P. (Organização Nacional da Indústria do Petróleo).

Exibições: 147

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço