Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Le Mercure Galant, a primeira revista de moda da história

É claro que a primeira revista de moda do mundo haveria de surgir na França! Mais precisamente em Paris, criada pelo jornalista Jean Donneau de Visé, no ano de 1672. Em princípio, se tratava de uma gazeta sobre as artes, o teatro e a literatura, que também incluía canções galantes, fofocas e outras notícias da alta sociedade – entre elas, como os nobres estariam se vestindo.

A publicação, de ousada periodicidade semanal, foi chamada “Le Mercure Galant” (do francês, “O Mercúrio Elegante”). O nome foi escolhido em referência ao deus Mercúrio, que na mitologia grega era o mensageiro dos deuses, responsável por transmitir informações com presteza e velocidade.

Le-Mercure-Galant-historia-moda

Embora frequentemente denegrido por autores da época, o periódico acabou por se tornar um sucesso. Vale lembrar que, até então, as famílias abastadas tinham seus costureiros particulares como fontes exclusivistas da criatividade de moda. Pela primeira vez, estas visões se tornavam públicas, para deleite do restante da sociedade que as desejava imitar.

Dentre suas grandes contribuições, a revista estabeleceu os primeiros padrões de ilustração de moda e as primeiras diretrizes das tendências, bem como convencionou o conceito das estações que existe até hoje.

primeira-revista-de-moda-da-historia

Da mesma forma que as publicações modernas, Le Mercure Galant contava também com anunciantes – empresas autorizadas a promoverem os seus serviços, de modo que a população poderia encontrar os produtos de moda mais facilmente.

Porém, a revista não só deteve um papel significante para a história da moda europeia, como firmou um marco importante na relação entre a moda e a sociedade.

Foi a primeira publicação a divulgar notícias sobre consumo de luxo, etiqueta e estilo de vida da corte de Luís XIV. Seus artigos, inclusive, abrangiam discussões sobre o papel de costureiros e artistas, da mercadoria e dos consumidores, contribuindo para o desenrolar interno da moda e de demais hábitos franceses.

Le-mercure-galant-primeira-revista-de-moda

Em 1724, quando a revista já estava fazendo sucesso em toda a França e até em outros países, mudou seu título para “Le Mercure de France”, durando por mais 100 anos. Em 1825, ela enfim deixou de ser publicada.

Embora o conteúdo seja todo em francês, para quem deseja conferir os detalhes das edições, a Biblioteca Nacional da França disponibiliza 37 anos da revista (1678-1714) para consulta gratuita.

http://lunelli.com.br/blog/le-mercure-galant-a-primeira-revista-de-...

Exibições: 818

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço