Edição de Frankenstein do Clube de Literatura Clássica concorria ao prêmio Jabuti na categoria Melhor Ilustração.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organização responsável pelo Prêmio Jabuti, anunciou na última sexta-feira (10) que a edição de Frankenstein do Clube de Literatura Clássica está desclassificada da disputa. A decisão foi motivada pelo uso de ferramentas de inteligência artificial para a ilustração do livro.
Segundo a organização do Jabuti, o tema foi discutido e deliberado pela curadoria, uma vez que o caso específico estava previamente descrito no regulamento da premiação. Casos dessa natureza serão discutidos nos próximos anos pela CBL, frente ao avanço da inteligência artificial.
Leia mais: Ministério Público de SP adota Inteligência Artificial para acelerar processos
A edição do Clube de Literatura Clássica da obra clássica de ficção científica da autora Mary Shelley, teve a participação do designer Vicente Pessôa. A edição continha imagens geradas a partir do Midjourney, ferramenta que formula imagens a partir de prompts de comando. O livro concorria na categoria Melhor Ilustração do Jabuti.
Os finalistas do prêmio serão conhecidos em 02 de dezembro. Uma cerimônia acontecerá no dia 05 de dezembro no Theatro Municipal de São Paulo. O Prêmio Jabuti foi criado em 1958. Atualmente, a CBL premia 21 categorias.
https://itforum.com.br/inovacao/livro-inteligencia-artificial-jabuti/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI