Com avanço na capacidade de criar, inteligência artificial desafia agências e profissionais a manterem sua relevância.
Papa de jaqueta puffer, Donald Trump preso, entrevista falsa do Schumacher – a inteligência artificial vem monopolizando as discussões na internet com a chegada do ChatGPT e outras IA’s generativas. O interesse e a urgência do tema também reverberam no âmbito legal.
Ao redor do mundo, governos e instituições discutem os limites da IA e possibilidades de regulação. No Mídia Master 2023, realizado nos dias 18 e 19 de abril, no Royal Palm Plaza, em Campinas, o pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, Marcelo Nakagawa, explicou que a velocidade da mudança aumentou e vai continuar progredindo nos próximos anos.
“A inteligência começa a gerar novas inteligências e isso assusta muitas pessoas”, define o pesquisador. Para ele, a escalada da inteligência artificial nesse momento acontece não por uma evolução no conceito em si.
Mas porque, agora, ela encontra um estágio de maturidade em aprendizado de máquina e um processamento de linguagem natural sofisticado – área que estuda problemas da geração e compreensão automática de línguas humanas.
Nesse estágio, a IA também passa a atender conhecimentos que vão para além do lógico matemático e invade outros contextos, como o visual, com a criação de imagens.
Um exemplo recente é a foto do Papa Francisco, autoridade máxima da Igreja Católica, vestindo uma jaqueta puffer. A imagem, que viralizou e foi compartilhada por muitos portais, foi criada pela ferramenta de inteligência artificial Midjourney (Confira abaixo).
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI