Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Maca peruana fornece energia extra e pode aumentar a libido

maca peruana

A raiz é original do Peru e faz parte da alimentação tradicional dos Andes. Nos últimos anos, sua fama se espalhou pelo mundo.

Maca peruana  é uma raiz original dos Andes e que fornece muitos benefícios para a saúde. Seu consumo vem se popularizando ao redor do mundo, principalmente como um suplemento energético.

O que é e para que serve a maca peruana?

 

A maca peruana cresce abundantemente nos Andes, região central do Peru. Original de um clima de condições adversas e altitudes muito elevadas, a planta fornece energia instantânea. Por esse motivo, é conhecida como um ingrediente poderoso para aumentar a energia e resistência física.

No Peru, além de fazer parte da alimentação tradicional, a maca também é considerada uma planta medicinal. Isso porque as populações locais acreditam que o seu consumo aumente a libido e também a fertilidade. De fato, alguns estudos corroboram com a tese.

Os povos dos Andes cultivam a maca há milhares de anos. Eles usam a raiz como suplemento alimentar e também como remédio tradicional para tudo, desde problemas de fertilidade a ossos frágeis e memória fraca.

Contudo, nos últimos anos, a maca peruana ganhou o mundo. Hoje em dia ela tem espaço garantido nas prateleiras das lojas de produtos naturais.

Benefícios da maca peruana para a saúde

pó de maca peruana
Imagem: Reprodução / Prevention

Em primeiro lugar, a maca peruana é considerada uma planta adaptogênica. Isto é: o seu consumo dá ao corpo a capacidade de se adaptar ou resistir ao que está acontecendo interna e externamente. Por isso, algumas pesquisas sugerem que o consumo pode auxiliar no alívio da ansiedade e do estresse.  o.

Contudo, os pesquisadores não sabem exatamente como a maca peruana funciona no corpo. Algumas evidências científicas sugerem que pode fornecer uma “injeção de energia” ao organismo.

A raiz de maca também tem a reputação de auxiliar em questões sexuais e reprodutivas. De fato, uma revisão de 2010 encontrou evidências de que a maca peruana melhora o desejo sexual após, pelo menos, 6 semanas de ingestão contínua.

Além disso, alguns estudos também sugerem que o uso da raiz de maca pode aumentar a fertilidade masculina, uma vez que o consumo melhora a qualidade do sêmen. Contudo, as evidências são preliminares e os cientistas seguem estudando os benefícios incríveis da planta.

Por último, as mulheres que sofrem com a menopausa podem se beneficiar do consumo regular do pó de maca peruana.  Isso porque estudos recentes sugerem que a planta alivia no alívio dos sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor e sono interrompido.

Além disso, estudos em animais sugerem que a maca pode ajudar a proteger a saúde óssea. O que é particularmente interessante, já que as mulheres têm um risco maior de osteoporose após a menopausa.

  • Confira ainda: Chá de hibisco é diurético e redutor de medidas. Aprenda como preparar!

 

pó de maca peruana


Imagem: Reprodução / Wake the Wolves

 

Como consumir

 

É muito fácil de incorporar a maca peruana na dieta. Atualmente, ela é vendida em quase todas as lojas de produtos naturais, em pó ou cápsula. Você pode consumir o extrato como suplemento ou então adicionado a smoothies, sucos, vitaminas e cremes.

A dose ideal para uso medicinal não foi estabelecida. No entanto, a dosagem de pó de raiz de maca usada em estudos geralmente varia de 1,5 a 5 gramas por dia.

Antes de iniciar o consumo de qualquer suplemento ou extrato natural, o indicado é conversar com um médico ou nutricionista de confiança. Assim é possível definir a melhor estratégia de ingestão, bem como a dosagem ideal.

Quem não pode tomar maca peruana?

 

Por último, embora a maca peruana seja considerada segura e possua registro na Anvisa, quem sofre com problemas de tireóide deve ter cuidado. Especialmente porque a maca  contém bócio, uma substância que pode interferir com o funcionamento normal da glândula tireóide.

Adicionalmente, gestantes, lactantes e crianças não devem consumir maca peruana. Nestes casos, é fundamental a consulta médica para garantir a segurança na ingestão de qualquer ativo ou suplemento incomum.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Deste modo, não substituem o acompanhamento e o aconselhamento de profissionais de saúde.

https://www.fashionbubbles.com/saude/maca-peruana-fornece-energia-e...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço