Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dermatologistas dão algumas soluções para prevenir e e combater os danos causados pela alta exposição ao sol.

(Foto: Pexels)

Após meses de calor intenso, é possível que você tenha notado o aparecimento de algumas manchas na pele – o que acontece principalmente por causa dos danos causados pela alta exposição ao sol. Ainda que isso possa parecer algo preocupante, há diversas formas de combater seu aparecimento e até mesmo prevenir o surgimento de novas manchas. 

Para te auxiliar nesse processo, falamos com a Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos, com a dermatologista Luciana Garbelini, da Clínica Luciana Garbelini de São Paulo e com Renata Guidi, fisioterapeuta dermatofuncional e coordenadora de pesquisa da Ibramed. Confira!

1614953513029117 fleur kaan gg8i22dqthw unsplash
(Foto: Unsplash)

1. Como prevenir manchas

De acordo com a Dra. Joyce, para desvendar como prevenir o surgimento de manchas é necessário compreender como elas surgem e, para isso, os olhares devem se voltar ao pigmento responsável pela cor da pele: a melanina. 

Além de trazer a pigmentação, ela serve também como uma proteção à pele e, por isso, ela acaba sendo influenciada por diferentes fatores, tanto internos como externos, como radiação ultravioleta, alguns hormônios e sinais de processos inflamatórios. Isso acontece porque eles  podem ser entendidos pelo cérebro como uma agressão à pele, o que estimula a produção de melanina e, por consequência, é assim que se inicia o aparecimento de manchas. 

Mesmo que não seja possível evitar por completo seu aparecimento, há diversos aliados para a proteção da pele e assim inibição de seu surgimento. E o melhor, você provavelmente tem um deles em casa: o protetor solar. Diferente do que algumas pessoas imaginam, ele deve ser usado não apenas em dias de sol, mas também para ficar em casa e se proteger da luz azul. 

“Associar o conceito in&out faz toda a diferença. Aposte em nutricosméticos direcionados para o tratamento de manchas, use também um bom antioxidante, uma vitamina C glicosilada que aliás, aplicada antes do seu FPS, atua potencializando a ação do Protetor Solar”, revela a Dra.

Já a Dra Luciana recomenda o uso de protetor com cor de base', pois este tem uma proteção superior. "Assim como ficar atento ao Fator de Proteção Solar (FPS), que deve ser de no mínimo 30. Tanto no protetor solar com cor quanto no caso do tradicional. E também buscar entre esses produtos aqueles que contam com ação clareadora”.

1614953518715655 dom aguiar eor0ou7js5e unsplash
(Foto: Unsplash)

2. O que ficar de olho nos cosméticos anti-manchas

Com o mercado se renovando cada vez mais e trazendo diversas opções para o ramo de cuidados com a pele, se tornou essencial observar os componentes de sua formulação. Hoje já existem diversos ativos que podem auxiliar no processo de proteção e prevenir o aparecimento de manchas, e os mais indicados pela Dra. Joyce são:

 

Ácido Tranexâmico: um antifibrinolítico que tem sido amplamente utilizado no tratamento de hipercromias (manchas) por sua ação inibidora da síntese de melanina, através da redução da atividade da tirosinase.

Nanofactor C: Une os benefícios consagrados da vitamina C com 10x mais potência 10x, na forma mais estável com um peptídeo bioidêntico de fator de crescimento. Esta associação confere em um único ativo as propriedades antioxidantes, despigmentantes e eutróficas.

Nanofactor Tgp-2 : Oligopeptídeo que possui ação seletiva e proporciona clareamento da pele e retarda o crescimento de pelos simultaneamente. Ele diminui a atividade da tirosinase; diminui a formação de melanossomas e bloqueia sua transferência para os queratinócitos, o que reflete na redução da expressão melanogênica.

Brigtenyl: nova geração de melanoreguladores que restaura o tom perfeito e iluminado da pele. Também protege a pele e previne a inflamação, controlando a vermelhidão da pele.

Expolissacarídeos White: São polímeros de açúcar com alto peso molecular produzidos por microorganismos com função de proteção e nutrição da pele. Proporciona efeito imediato anti rugas e preenchimento de linhas, além de promover um efeito tensor na rede de colágeno.

 

Além disso, a Dra. recomenda o uso de nutricosméticos para complementar o tratamento. “Quando falamos de melasma é muito importante buscar na fórmula de um nutricosmético componentes como um antioxidante como o Licopeno e a vitamina E, além é claro dos ômegas 3, 6 e 9 que possuem ação anti-inflamatória. Invista sempre nessa rotina”.

1614953526600637 pexels maria orlova 4946942
(Foto: Pexels)

3. Procedimentos estéticos

Além dos cosméticos e nutricosméticos, os procedimentos estéticos se tornam grandes aliados no processo de combate às manchas, podendo atuar até mesmo após a sua formação. Para isso, Renata indica o Lyra da Ibramed.

“A luz intensa pulsada trata-se de um recurso que se baseia no uso da luz para fins terapêuticos e é classificada como de alta potência", explica. Então ela revela que isso funciona com a quebra de estruturas específicas pelo calor gerado pela luz, oferecendo a possibilidade do uso de diversos comprimentos de onda (ou seja, de cores) para tratar as manchas. Ela explica também que o uso desse procedimento deve ser feito como uma “ terapia coadjuvante e devem ser tratados caso a caso”. 

Ao ser questionada sobre as contraindicações do procedimento, ela revela que ele não é indicado para pessoas com a pele muito bronzeada, revelando que o ideal é aguardar 4 semanas após o período de bronzeamento. Junto a isso, gestantes, pacientes com questões relacionadas a fotossensibilidade ou déficit de cicatrização não é recomendado, bem como para o tratamento de manchas com potencial canceroso.

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço