Por Luiz Gustavo Moreira - Membro Textile Industry
A evolução das máquinas para tingimento de fios nos últimos anos, trouxeram uma variedade de soluções para antigos problemas estruturais, de layout, operacionais e de espaço físico.
Embora o conceito das máquinas em si permaneça essencialmente a mesmo , a sua forma física alterou, trazendo inovações e opções, tornando-as mais versáteis e confiáveis.
Hoje basicamente, existem duas linhas, Vertical e Horizontal e cada uma com suas características, vantagens e desvantagens
O layout da máquina vertical, mesmo incluindo as mais modernas tecnologias, continua sendo semelhante as tradicionais máquinas
Já o layout da máquina horizontal, que só recentemente entrou no mercado, incorpora algumas características interessantes do ponto de vista aplicativo.
Estas linhas de máquinas incorporam todas as tecnologias mais avançadas, com o objetivo de garantir ótimos resultados, tais como :
1 - Controle da relação de banho que traz uma grande flexibilidade e economia de insu
2 - Bombas desenhadas para garantir segurança em todas as condições de trabalho
3 - Redução do fator de risco em tinturaria - controle do maior número de variáveis: capacidade, pressões, dosagem de produtos químicos, etc., minimizando, assim, os defeitos e erros operacionais
4 – Automação completa e com simplicidade de operação
O controlador Multitarefa, mais amigável, torna muito mais fácil para os operadores e programadores o contato com a máquina e sua operação
5 - Respeito pelo meio ambiente
As novas bombas tem extremamente baixos níveis de emissão sonora compatíveis com as normas da ABNT, contribuindo para um ambiente de trabalho menos estressante .
6 - A pressurização com ar, reduz o consumo de energia, água, vapor e não prejudica a reciclagem do banho
7 - Uma grande variedade de configurações para automação
Sobre o pedido do cliente uma ampla gama de elementos opcionais podem ser montados em todos os modelos, seja vertical ou horizontal.
- Automática de medição e controle da pressão diferencial
- Automática de medição e controle da relação de banho
- Bomba de controlada através de inversor freqüência
- Dispositivos de engate para várias máquinas
- Sistemas de distribuição automática química
- Descarga a alta temperatura
- Descarga utilizando bomba principal para reduzir tempo
- Descarga por ar comprimido
- Ligação com Cozinha de cores semi automática
- Tanques para a preparação e recuperação do banho
Linha Horizontal -Vantagens
Montada totalmente no solo, sem necessidade de poço ou plataforma
Não há necessidade de elevação de porta material
Pode ser instalado em galpões com altura limitada
Operações de tingimento podem ser realizadas sem o corpo da máquina estar completamente cheio utilizando o sistema de pressurização (colchão de ar)
Possibilidade de automação de carga e descarga (robotização)
Dispensa a troca de porta material para ir a secagem
Carregamento mais ágil e fácil
Linha Horizontal - Desvantagens:
Equipamento com custo mais elevado – ( 20 – 30 %)
Menor flexibilidade de carga - limitação no que diz respeito ao tipo de embalagens para tingimento (não pode tingir tops, fibras soltas)
Ocupa maior superfície – a nível do solo
Linha Vertical -Vantagens:
Máquinas que ocupam menos superfície
Equipamento com custo mais baixo
Flexibilidade de embalagem para tingimento – não tem limitação (tops, fibras soltas)
Linha Vertical - Desvantagens:
Necessidade de levantamento e movimentação de cargas
Necessidade de plataformas ou poço para as grandes máquinas
Considerável altura necessária para o guincho que extrai o porta material
Construções com estruturas reforçadas e mais altas (maior custo)
Carregamento mais lento.
Diante disto, cabe as pessoas envolvidas nos projetos, planejar e discutir não só com os setores da empresa envolvidos, mas também com os fabricantes de máquinas para que seja elaborado um projeto com os menores custos possíveis, de fácil execução e com margens de erros mínimas.
Comentar
Trabalho escrito por Luiz Gustavo Moreira.
Membro de nossa Rede.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI