Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Marisa, estupradores e sua mania de usar roupas com frases em inglês (mesmo sem saber o que significam)

Gafe ou falha, produto virou assunto nas redes sociais

 

Produto já foi retirado do site

Se você é do tipo que costuma usar roupas com frases em inglês, mesmo sem saber o que o texto significa, vai ter mais cuidado na próxima vez em que for escolher uma para comprar. Uma camiseta que estava à venda no site da Marisa até a manhã desta terça-feira (29) virou assunto na internet por causa de um simples “P”, supostamente ausente por engano, mas que deu à mensagem um significado um tanto quanto constrangedor para a marca.

 A frase “Great rapers tonight”, que estampa a camisa (imagem acima), provavelmente, deveria ser “Great rappers tonight”, (com dois Ps na palavra rapper). A segunda quer dizer algo como “Grandes rappers nesta noite”. A primeira, com um P a menos, no entanto, foi traduzida por muita gente como “Grande estupradores nesta noite”.

Nossa redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da Marisa, mas ainda não recebeu resposta. Por isso, não há ainda como precisar ou pelo menos ter uma ideia da real intenção do designer quando pensou a estampa. Uma possibilidade é de erro de grafia, conforme citamos. A outra seria a tentativa de reproduzir a grafia errada do termo rapper (cantor de rap), comum em comentários de vídeos desse estilo musical na internet.

Pela norma culta da língua inglesa, o termo correto para designar estuprador é rapist, conforme consta nos dicionários Oxford e Michaelis. O termo raper, com apenas um P, no entanto, também é utilizado, de maneira informal, com o mesmo sentido, de acordo com o Michaelis. Raper seria um derivado informal de rape (estupro, em inglês). Vários dicionários online gratuitos e o tradutor do Google também dão esse significado para a palavra, o que ajudou a viralizar o caso da Marisa.

Independente da intenção do designer, o fato é que você – consumidor – deveria sempre pensar duas vezes antes de vestir uma camiseta com uma frase que não sabe o que significa. Imaginem quanta gente comprou essa da Marisa, que estava em promoção, sendo vendida a R$ 10?

http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/marisa-estupra...

Exibições: 1347

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 31 outubro 2013 às 7:40

Imaginem quanta gente comprou essa da Marisa, que estava em promoção, sendo vendida a R$ 10?

Comentário de Sergio Bahbout em 30 outubro 2013 às 19:26
Na verdade e a Marisa que estupra os seus fornecedores !

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço