Estima-se que o consumo anual de elastano gire em torno de 200 mil toneladas.
Os fabricantes mais importantes deste produto são a DuPont, dona da marca Lycra®, Taekwang Ind, com a marca Acelan e Bayer AG, detentora do Dorlasthan®.
Além das áreas de aplicação tradicionais em tecidos de malha, tais como roupa íntima, meias ou artigos de banho, o fio elastano pode ser encontrado no vestuário esportivo, de lazer, roupas infantis e em vestuário produzido a partir de tecidos planos como jeans, jaquetas, vestidos, etc.
Atualmente, cerca de 50% do vestuário em todo mundo já contém fibras de elastano. Para o vestuário, os fios elastano (também conhecidos por fios spandex) são utilizados como fios combinados. Uma variante destes fios são os fios com alma elásticos.
Um desafio ao processo de bobinagem
Uma das características dos fios com alma elástico é o seu vasto espectro de propriedades e a grande multiplicidade de materiais envolvidos. Estes são exatamente os fatores que tornam o seu processamento uma operação exigente.
Para atender as exigências deste mercado, a Schlafhorst, empresa do grupo alemão Saurer, um dos maiores construtores de máquinas têxteis do mundo, desenvolveu um novo sistema de emenda. Com o emendador de fios elásticos, concebido para o processamento de fios com alma elásticos, a empresa conseguiu estabelecer emendas splice que se caracterizam por um aspecto quase idêntico no que diz respeito ao fio.
A geometria do novo emendador foi alterada em comparação com o emendador padrão. Assim, é possível soltar de forma adequada as extremidades dos fios para o processo de emenda. Além disso, a seqüência do ciclo automático foi otimizada de modo a garantir segurança no processo de emenda. O resultado são emendas splice otimizadas, adequadas às exigências do mercado.
|
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI