Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mídia britânica vê ‘guerra de biquíni’ entre Brasil e China

9 de fevereiro de 2011 | 10h38

Sílvio Guedes Crespo

china_desfile_biquini_reuters_china_newsphoto_06052005.JPG
Participantes do Miss Bikini of the Universe, na China, em 2005 (foto: Reuters/China Newsphoto)

Dois dos mais importantes veículos de comunicação britânicos encontraram na imagem estereotipada da mulher brasileira um exemplo da invasão de produtos chineses: até os biquínis da China estão tomando as praias brasileiras.

A rádio BBC começou, e o jornal “Financial Times” reforçou uma paródia – ou alegoria – em cima do que o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, chamou de “guerra cambial internacional”.

“Assim, movemo-nos da guerra cambial para a guerra de biquínis”, diz o jornalista James Mackintosh, do “Financial Times”, antes de arrumar a gravata.

Para a BBC, um dos produtos mais “emblemáticos” do Brasil mostra como a moeda chinesa desvalorizada afeta a indústria brasileira.

A rádio britânica conta a história de uma pequena fabricante de biquínis brasileira que foi surpreendida nos últimos anos pela chegada do produto chinês. “Meus grandes concorrentes costumavam ser outras empresas brasileiras; agora, são as chinesas”, disse a dona do negócio à BBC.

Moeda fraca

A reportagem do “Financial Times” saiu um dia após a visita do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Tim Geithner, ao Brasil. Geithner veio tentar convencer o governo a pressionar a China a elevar a moeda local, o remminbi.

Para o “Financial Times”, tanto o Brasil como a China deveriam ter interesse na valorização do renminbi. O Brasil, por motivos óbvios: o real forte dificulta a competição com os produtos chineses.

Para a China, a razão é que está entrando muito dinheiro no país asiático, de modo que o banco central local precisa comprar muita moeda estrangeira para manter o renminbi desvalorizado. Um exemplo: as reservas subiram de US$ 199 bilhões para US$ 2,8 trilhões no último trimestre do ano passado, observa o “FT”.

Outro efeito colateral que a China sofre por causa de sua moeda fraca é a inflação. Ontem (terça, 8), o país teve que elevar sua taxa de juros pela terceira vez desde outubro, como registrou o “Estadão”.

Não custa deixar claro que o biquíni é apenas um símbolo da disputa comercial entre Brasil e China. Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada na semana passada, mostrou que a concorrência com os chineses faz 67% dos exportadores brasileiros perderem clientes.

 

FONTE: http://www.estadao.com.br

Exibições: 98

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Fabrício Leite em 9 fevereiro 2011 às 21:28

ehhhh....

O último que sair apaga a luz!!!

A Europa já saiu! A indústria têxtil local em sua maioria está falida detendo em poucos casos apenas a tecnologia adquirida no aureos tempos e que já está na mira de empresas chinesas....

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço