O debate sobresustentabilidadeestá cada vez mais em pauta, principalmente, porque de uns anos para cá, com o apoio de grandes empresas, o mundo está mais consciente de que apreservação ambientalé fundamental para odesenvolvimento social e econômico.
Infelizmente, diversas atitudes “ambientalistas” têm cada vez mais se confundido com ogreenwashing(banho verde, em tradução livre), e com isso, o tema não é tratado com a seriedade e eficiência necessários.
A revisão do modelo econômico atual, chamado delinear, no qual acultura extrativaé predominante, é um bom exemplo do que precisa ser mudado para o bem do meio ambiente, como explicou o CEO da Indústria Fox,Marcelo Souza, em webinário exclusivo para oClube Millenium.Assista!
“Esse conceito deeconomia linearfaz sentido se tivermos uma visão micro, mas se tivermos uma visão de planeta, não faz sentido, porque estaremos extraindo recursos e tentando descartá-los da maneira mais rápida possível. Por exemplo, a vida útil de uma embalagem é de alguns minutos”, disse.
Já no modelo deeconomia circular, não existe o conceito do descarte, porque tudo, literalmente, “circula” na natureza. Atualmente, segundo Marcelo, existem empresas que se baseiam nesses princípios de economia circular, como aUbere aAirbnb.
“Um exemplo que eu gosto de usar sobre economia circular são roupas de crianças. Geralmente elas duram mais do que o crescimento das crianças e são repassadas para que outras possam usar. Ou seja, essas roupas têm a vida útil prolongada”, exemplificou.
Umestudo exclusivodo Instituto Millenium em parceria com a ODX, lançado neste ano, ajuda a entender como osetor privadoestá criando oportunidades, aumentando a produtividade e segurando os números da economia brasileira.Confira!
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI