A cadeia de retalho espanhola Zara, cujo modelo de negócio “fast fashion” ajudou a torná-la uma das maiores marcas de vestuário do mundo, planeia ser a pioneira de um novo sistema de controlo de stocks para tornar a cadeia de aprovisionamento ainda mais rápida.
O grupo Inditex divulgou na reunião anual dos seus acionistas que a Zara estava a implementar um sistema de etiquetagem baseado em microprocessadores que permite o acompanhamento dos produtos desde a fábrica até ao ponto de venda.
A Inditex, a maior retalhista de vestuário do mundo, tem sido destacada pela rapidez com que imita os modelos apresentados em desfiles de moda e expede essas imitações para as suas lojas em todo o mundo. O novo sistema implica a incorporação de chips dentro dos alarmes de plástico que estão presos às peças de vestuário, permitindo que estas sejam rastreadas através do seu sistema até que sejam compradas, explicou a empresa.
Este sistema foi desenvolvido para melhorar a gestão do inventário, mostrando as peças de vestuário que precisam de ser novamente encomendadas. As etiquetas também deverão melhorar o serviço ao cliente e a segurança, segundo a Inditex.
A empresa já colocou em funcionamento este sistema em 700 das suas mais de 6.300 lojas, com a sua principal marca Zara a ser a primeira a implementar. A nova tecnologia será lançada à taxa de 500 lojas adicionais por ano, revelou Pablo Isla, CEO da Inditex.
De referir que a retalhista espanhol não divulgou um valor para o investimento total neste sistema de identificação por radiofrequência (RFID).
A rápida reposição de produtos e tamanhos que esgotam em loja é crucial para maximizar os lucros dos retalhistas. Quando um vestido Zara é usado por uma celebridade, por exemplo, as lojas podem esgotar rapidamente o artigo. Um determinado tamanho pode também ter uma maior procura numa loja numa determinada localização e o rápido fornecimento às lojas próximas ajuda a maximizar as vendas.
A Inditex opera um sistema de distribuição centralizado em que os fornecedores de todo o mundo enviam as roupas para centros de distribuição em Espanha, antes de serem expedidas para as lojas nos 87 mercados onde a marca está presente.
http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/43650/xmview/...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI