Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Frequentemente retratado de forma estereotipada, o segmento de moda também é associado pelo senso comum com muito glamour e pouco conteúdo. Nada mais enganoso. Assim como qualquer setor da economia, conteúdo e boa gestão são essenciais para se permanecer relevante em uma indústria que tem a obrigação de se reinventar a cada seis meses. 

Em todos os países do G7 – o seleto grupo de países que formam a locomotiva da economia mundial – o mercado de moda é relevante, gerando empregos através de fábricas, lojas, mídia especializada e eventos. No Brasil não é diferente. O faturamento da cadeia têxtil e de confecção no ano passado foi de 53,6 bilhões de dólares, com produção média de 6 bilhões de peças, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).

Em todo o país, 1,6 milhão de empregados diretos e 8 milhões de indiretos, dos quais 75% são mulheres, segundo o Ministério do Trabalho. A indústria fashion é hoje o segundo maior empregador da indústria de transformação, (perdendo apenas para o de alimentos e bebidas, juntos) e o segundo maior gerador do primeiro emprego. Mais de  33 mil empresas em todo o país fazem do Brasil o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo  e o quinto maior produtor têxtil mundial.

Brasil, uma nova  potência da moda mundial

Se falta para nós a tradição e a experiência secular de países que são referência neste segmento, - como França e Itália – sobra potencialidade: Os quase 200 milhões de brasileiros garantem tanto mão de obra quanto mercado consumidor vastos. Com o boom de visibilidade do setor nos últimos anos, cresceram tanto o número de empresas quanto de profissionais. Hoje temos o principal evento de lançamentos da América Latina (em relevância no continente, o São Paulo Fashion Week fica atrás apenas das semanas de moda de Nova York e Miami) e mais de 100 escolas de moda em todo o país. Grifes como Osklen, Havainas, H.Stern e Vivara são embaixadores do estilo brasileiro mundo afora, sendo reconhecidos em mercados importantes como Europa e EUA.

Alex Cavancanti

Graduado em Comunicação Social e Mestre em Jornalismo pela UFPB, o jornalista e consultor de moda Alex Cavalcanti atua no mercado paraibano desde 2007. Com formação técnica também na área de moda e marketing, é o responsável por Voilà, publicação impressa e online dedicada ao universo fashion e de lifestyle.

http://www.paraibatotal.com.br/colunas/moda/65761-moda-assunto-serio

Exibições: 47

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço