Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Moda e blockchain: Marcas de luxo se unem em consórcio para desenvolver tecnologia

Grupo Prada e Richemont se unem à LVMH no consórcio Aura Blockchain, que cria um mecanismo de rastreabilidade dos produtos.

Luxo se une para investir em blockchain para autenticar seus produtos (Foto: Getty)

Luxo se une para investir em blockchain para autenticar seus produtos (Foto: Getty)


Salvar

A falsificação de roupas e acessórios configura uma das grandes ameaças para a indústria do luxo. Apenas em 2017, o segmento perdeu mais de $30 bilhões de dólares devido à compra online de produtos falsos, de acordo com o relatório Global Brand Counterfeiting Report. Diante do problema, três gigantes do mercado de luxo, que possuem um histórico de concorrência, em um movimento inédito, uniram forças para ajudar consumidores a identificar a procedência dos artigos adquiridos.

O LVMH, o Grupo Prada e Richemont integram o Consórcio Aura Blockchain, uma iniciativa que estimula a adoção de única solução tecnológica para atestar a autenticidade dos produtos. Em resumo, cada artigo ganha um certificado irreproduzível, um tipo de identidade, e as informações passam a ser protegidas digitalmente. Ou seja, a  tecnologia funciona como um grande cofre de dados.

O advogado Diego Cavichioli, CEO da Supplylabs – empresa de tecnologia focada em social compliance – explica que a tecnologia surgiu com os Bitcoins e o seu objetivo é validar um tipo de transação. As informações são adicionadas ao meio digital, de forma que os dados não podem ser modificados. “A ideia é que toda vez que um produto for criado, ele receba uma identificação e a partir do momento que ele é colocado em blockchain, ele não poderá mais ser alterado. Então, passa a ser um produto único”, afirmou à Marie Claire.

A ferramenta, desenvolvida em 2019, pela Microsoft e a ConsenSys, como iniciativa da LVMH, permite que o cliente tenha acesso ao histórico do produto, o ciclo de vida, a cadeia produtiva do objeto e até a sua proveniência.

Segundo o comunicado publicado pelo consórcio, além de oferecer transparência quanto à autenticidade, a iniciativa “reforça o desejo por objetos bonitos feitos de savoir-faire e materiais sustentáveis ​​de alta qualidade”.

Ainda de acordo com as três gigantes, a estratégia estabelece “uma nova forma de as marcas de luxo se comunicarem diretamente com os consumidores, contando uma história única sobre a qualidade de seus materiais, artesanato e criatividade, fortalecendo a relação entre cliente e marca”. O objetivo é estimular outras grifes – inclusive aquelas independentes – a adotar a estratégia.

Cada grupo à sua maneira tornará as informações acessíveis aos consumidores, seja por aplicativo ou por outro meio digital. Em entrevista para o site Business Technologies Daily, Lorenzo Bertelli, Chefe de Marketing e Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Prada explicou o passo dado pelas gigantes e o motivo de uma ação orquestrada: “É claro que a indústria é muito competitiva e continuará muito competitiva. No entanto, nesta área, decidimos que uma abordagem da indústria seria benéfica”, declarou.

https://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2021/04/moda-e-bl...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 25

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço