Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Moda: ferramenta para vínculo social 

Mais do que nunca, com o isolamento imposto pelo Covid-19, estamos sentindo na pele a falta da convivência e a importância dos vínculos sociais.

Neste cenário, observamos uma profunda diminuição no investimento em produtos e serviços de moda e beleza. Essa desaceleração do mercado não acontece somente pela incerteza do momento que enfrentamos e os altos impactos econômicos. Somado a esses fatores, a situação revela outro motivo: algumas questões de aparência só fazem sentido na relação com o outro.

Isso significa que sem interação entre nós indivíduos reduz-se fortemente a necessidade de investirmos em imagem pessoal, salvo o essencial como higiene e conforto. A partir de então, assumimos que existe uma forte conexão entre imagem pessoal, moda e a relação entre pessoas, certo?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Imagem de Luisella Planeta Leoni por Pixabay

Todo ser humano precisa ser amado e aceito, necessita sentir que é pertencente aos núcleos sociais de seu convívio. Vínculo social é uma das necessidades mais básicas do ser humano; é através de vínculos que construímos nosso senso de pertencimento e, consequentemente, desenvolvemos o conceito de valor próprio e autoestima.

Agora você deve estar se perguntando, como moda e aparência são capazes de estabelecer vínculo social? Simples.

É normal nos identificarmos quando percebemos que alguém é semelhante a nós, quando conseguimos reconhecer a história dessa pessoa. Essa identificação, causada pela sensação de semelhança, é capaz de produzir vínculo. Por outro lado, se a percepção de semelhança não acontece nos grupos que têm importância para nós, como na família, amigos, trabalho, e até as mídias, obtemos vínculos considerados precários. Isso afeta nosso senso de pertencimento, podendo resultar em baixa autoestima.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Imagem de Cheryl Holt por Pixabay 

Por ser visual, nossa imagem é a primeira mensagem que comunicamos. Expressa (intencionalmente ou não) gostos, condições socioeconômicas, contextos socioculturais, etnias, identificações com grupos, etc. Ela conta histórias de vida. Na psicologia da moda dizemos que “a imagem pessoal representa o nosso EU”.

Por essa capacidade de comunicar quem somos que a imagem pessoal e a moda têm um potencial enorme na identificação entre nós indivíduos, e, portanto, pode ajudar a estabelecer vínculos fortes gerando sensação de pertencimento e, assim, contribuindo para uma boa autoestima.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Imagem de Free-Photos por Pixabay 

Podemos dizer que o principal papel da moda é produzir vínculo social que, lembrando, é necessidade básica de qualquer ser humano. Está lá na base da pirâmide de Maslow, como podemos ver na imagem abaixo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Neste momento o mundo grita mudança e temos a oportunidade única de pararmos e aprofundarmos conhecimentos sobre a real função da moda em nossa sociedade. Acredito que cabe a nós, profissionais da moda, questionar antigas abordagens, refletir e iniciar uma transformação na forma que encaramos o propósito da moda. Somos nós que podemos direcionar o potencial da moda para além de debates superficiais e reprodução de padrões impensados, e aprendermos a utilizar o poder da moda com sabedoria para melhorar vidas. Foi pensando nisso que escrevi este artigo, e escreverei outros, visando introduzir uma compreensão da moda e da imagem pessoal sob um enfoque com mais significado e valor para a vida de pessoas.

Por Raíssa Del Duca disponível em: 

https://www.linkedin.com/pulse/moda-ferramenta-para-v%C3%ADnculo-so...

Exibições: 119

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço