Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Modalogia Contra a Pirataria de Estampas!

julho 6, 2009 by Mirela Lacerda
Filed under Visões
www.modalogia.com

Há algumas semanas recebemos um email falando sobre o trabalho de Roberto Carsetti, um italiano que circula no meio da moda de São Paulo com uma bandeira: valorizar a arte original de estamparia têxtil. Ele representa alguns estúdios de design da Itália e descobriu as belezas e o potencial do mercado brasileiro há três anos, passando a oferecer desenhos exclusivos de uma das maiores artistas de estamparia da Itália, Laura Ballerini, para tecelagens, confecções, importadores e estilistas daqui. Porém, não demorou muito para descobrir uma das piores práticas da moda brasileira: a cópia.

Usando a internet, algumas empresas pegam a referência da produção de arte original da Europa e pagam os desenhistas daqui para copiar os temas. Com isso, acontece uma viciosa reação em cadeia: o design de estamparia perde o valor da exclusividade do desenho; o comprador imprime o tecido na China, onde o regime de trabalho explorador faz com que os preços caiam mais ainda e o artista brasileiro fica no limbo já que a produção italiana (e européia) é muito mais comercial.

Ainda segundo Carsetti, o comprador de desenhos têxteis brasileiro tem a cara de pau de exigir exclusividade, diante da oferta de coleções originais que ele traz da Itália, “quando é ele mesmo o primeiro a subverter o mercado, copiando o original pela internet”. “Temos que educar o setor sobre a importância de não se copiar como forma de economizar custos. Na Europa, os desenhos são reconhecidamente caros e tidos como obras assinadas, criados para distinguir, diferenciar”, completa.

O Modalogia abomina qualquer tipo de cópia, ainda mais aquelas que não só prejudicam os autores como também são uma pedra no caminho do crescimento da indústria da moda brasileira, por isso incentivamos a denúncia: viu uma cópia, coloca a boca no mundo!!! O blog do Roberto é http://robertocarsetti.blogspot.com/

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço