Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VI

“A primeira e melhor vitória para um homem, é conquistar a si mesmo”
Platão

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o Administrador não está atento a algumas oportunidades que surgem ao seu redor ou então tem dificuldades em criar oportunidades. Criar oportunidades é um exercício de criatividade que pode resultar em lucro.

Um de meus clientes criou uma oportunidade interessante. Vamos denominá-lo fabricante. O fabricante produz e vende para lojas varejistas que repassam os produtos ao consumidor final. Após algumas compras destes varejistas, o fabricante construiu um banco de dados onde é possível identificar qual o consumo médio de cada um dos varejistas.

Sabendo qual é o consumo médio de cada um dos varejistas e também a quantidade da última compra, pode-se prever em que data o estoque de cada varejista acabará. Aí começa a criatividade e o bom uso das informações. Antecipando-se à concorrência, alguns dias antes de terminar o estoque de cada varejista, o fabricante entra em contato com o mesmo e o aborda na tentativa de alertá-lo sobre a possibilidade de término de seu estoque. O varejista, na maioria das vezes, vai conferir a informação e percebe que o mesmo realmente está acabando e já está na hora de repor o estoque. Pronto, mais uma venda efetuada pelo simples fato de abordar o varejista na hora em que realmente o mesmo está precisando do produto. Como a concorrência, nem sempre tem este controle, sempre chega na hora errada e com o risco de não conseguir concretizar a venda, e, neste caso, vendeu quem chegou na hora certa e no lugar certo.

Estar atento a todas as oportunidades do mercado ou até mesma criá-las, é um diferencial para quem quer fazer a manutenção de seus clientes ou até mesmo expandir as vendas. O Administrador deve parar, pensar, pesquisar, ler jornais e revistas relacionadas ao seu setor econômico e buscar as oportunidades que estão ao seu redor. Criar oportunidades também faz parte do negócio. Não basta montar um balcão e esperar o cliente chegar, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

Fonte:http://planecon.blogspot.com/2011/06/monitorando-o-estoque-do-clien...

 

Edson Carlos de Oliveira

Consultor de Estratégias e Custos

Exibições: 27

Tags: Cliente, Estoque, Monitorando, do, o

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VI

Textile Industry

O Maior Portal de Informações Têxteis e do Vestuário do Brasil

© 2014   Criado por Textile Industry.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço