A adolescente russa Vlada Dziuba faleceu na sexta-feira numa unidade hospitalar chinesa. A vítima sofreu uma meningite grave devido a um profundo estado de exaustão, de acordo o The Siberian Times.

A jovem terá sentido os primeiros sintomas na terça-feira, dia 24, tendo sido hospitalizada no dia seguinte, embora o seu estado de saúde tenha deteriorado rapidamente.

"Lamentamos a perda de um anjo", esclareceu este domingo a agência de modelos ESEE de Xangai, em comunicado. No mesmo está escrito que Dziuba começou a sentir-se mal seis dias após o término dos desfiles de moda em Xangai.

A morte da jovem desencadeou um acesso debate sobre as condições de trabalho das modelos estrangeiras na China, onde muitas delas são procedentes dos países da ex-União Soviética.

Dziuba trabalhava oito horas por dia, como estabelece a lei chinesa, segundo Zheng Yi, diretor geral da ESEE, ao jornal chinês Global Times.

"Trabalhou 16 vezes durante a sua estadia de dois meses na China. Tinha pausas regulares durante o trabalho", declarou Zheng.

Segundo a publicação russa, durante a sua estadia que durou por volta de 60 dias no país, terá ganho um valor a rondar os 500 dólares (431€), o que perfaz aproximadamente 8 dólares (7€) por dia.