As mulheres representam atualmente apenas 25% dos profissionais do setor de TI no Brasil. Mas apesar do setor ainda ser predominantemente masculino, a presença delas tem se mostrado cada vez mais influente.
Uma das áreas que busca recrutar mais mulheres é a de Quality Assurance (QA), conhecida também como garantia de qualidade. Essa área tem se tornado uma das mais promissoras no mercado devido à cultura de qualidade no desenvolvimento de software e uma melhor experiência serem cada vez mais valorizadas.
As empresas consideram a área como parte fundamental em todas as etapas para entrega do melhor produto possível para o consumidor final. Um dos papéis dos profissionais de QA é identificar e registrar “bugs” em um software, o que permite que a empresa responsável pelo seu desenvolvimento possa aprimorá-lo e entregar um produto com qualidade.
Leia também: Mulheres são maioria no e-commerce de PMEs no Brasil
“As mulheres têm um papel importante a desempenhar no setor de tecnologia da informação, especialmente em posições de QA. Com as habilidades certas, uma profissional de QA pode conquistar posições de destaque em empresas de tecnologia e contribuir para o sucesso e a inovação da empresa”, afirma Sabrina Tonom, QA Manager na Anggle, empresa do Grupo JBQ.Global.
Na lista a seguir, a profissional destaca algumas características que candidatas precisam ter ou desenvolver para concorrer a uma oportunidade na área.
Profissionais de QA geralmente trabalham em projetos de software, portanto, é importante ter um conhecimento sólido de uma ou mais linguagens de programação, como Java, Python ou Ruby.
Conhecer as principais metodologias de teste de software, como testes de integração, testes de regressão, testes funcionais, entre outros.
Ser capaz de identificar e relatar bugs de forma clara e precisa para que possam ser corrigidos pelos desenvolvedores, além de relatar com precisão o progresso e o resultado dos testes.
A equipe de QA geralmente trabalha em conjunto com desenvolvedores, gerentes de projetos e outros profissionais de TI. Portanto, é importante ter facilidade de comunicação e colaboração para trabalhar em equipe.
Ser organizada é um requisito indispensável para o sucesso na área. As profissionais devem ter habilidades de planejamento e organização para gerir efetivamente o próprio trabalho e alcançar êxito na carreira.
A indústria de TI está em constante mudança. Profissionais de QA precisam estar dispostos a aprender novas habilidades e tecnologias rapidamente para se manterem atualizadas.
É preciso sempre estar atenta às regras de negócio e apoiar o analista de negócio no entendimento das demandas.
“Adicionalmente, existem diversas certificações em QA disponíveis no mercado. Estas certificações são uma maneira eficiente de demonstrar conhecimento e habilidades aos potenciais empregadores. É comum que muitas empresas valorizem profissionais com certificações relevantes, o que pode resultar em oportunidades de carreira mais promissora e salários mais elevados”, complementa Sabrina Tonom.
https://itforum.com.br/noticias/mulheres-tech-7-habilidades-qa/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI