Assistir à bandalheira quotidiana que vige na FIFA mostra que nós, no Brasil, não estamos sozinhos. As tramoias ocorridas no cenário do Grande Futebol são tão dignas de repulsa como as barbaridades pátrias — a má gestão, as transferências suspeitas de jogadores, as ambições políticas que fazem pessoas se tornarem dirigentes, as maracutaias, safadezas e tudo o mais que está destruindo aos poucos aquele que foi o melhor futebol do mundo, porque vem minando o interesse dos torcedores.
Que pobre e triste consolo, não?
Refiro-me à escandalosa e imoral decisão da FIFA, já amplamente divulgada, de manter uma certamente gorda aposentadoria mensal a seu ex-presidente João Havelange e também ao ex-quase eterno presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que ocupou posto de cartola na entidade sediada em Zurique.
Isso depois de o Comitê de Ética da entidade reconhecer que ambos receberam propinas para fazer negociatas — propinas gordíssimas, de 45 milhões de reais, comprovadas pela Justiça da Suíça, que os obrigou a uma devolução que ainda não passou de 5 milhões de reais.
A FIFA de tantas zonas cinzentas, de tantos segredos, caixas pretas e malandragens — ela não divulga, por exemplo, o valor da aposentadoria –, nesse ponto parece a esculhambação que era o Congresso até anos atrás, quando se acabou com as aposentadorias imorais de deputados e senadores após apenas 8 anos de mandato. Pois é depois de exatamente 8 anos de ocupar um posto de direção na entidade maior do futebol que o cartola passa a ter direito a uma pensão vitalícia. Até morrer!
A dinheirama ganha pela entidade permite que os cartolas, além de enriquecerem por meio de diversos expedientes, inclusive alguns legítimos, também se protejam e a seu futuro. Em 2005, estabeleceu-se que haveria um fundo para bancar as aposentadorias e separaram-se 15 milhões de dólares para isso. Os recursos são aplicados em investimentos que só Deus sabe quais, para manter a rentabilidade do fundo.
Teixeira, repleto de problemas no Brasil e virtualmente escorraçado da CBF por pressão inclusive do governo federal, vive vida de nababo em Miami, onde reside em uma mansão, possui carros de luxo, barco e outras mordomias.
O futebol brasileiro podre que ele deixou para trás tem onde se inspirar.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI