Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

No Piauí, chapeleiro ensina criança com câncer a aliviar a dor com moda

Aos 25 anos de idade, um jovem paulista já acumula em sua história de vida 7 anos conhecendo o mundo a fora. Ele quis conhecer a imensidão do planeta Terra e se orgulha de ter passado por quase todos os cantos do mundo.

Fotos: Thayse Oliveira e Helder Souza/Cidadeverde.com
De volta ao Brasil, bateu o vazio. O que fazer? A decisão: redescobrir seu país. Como? Com um projeto social simples e ousado. Durval Sampaio aprendeu o ofício de chapeleiro e passou a ensinar crianças com câncer a lidar com a perda dos cabelos. 
“Estava muito ansioso para chegar em Teresina. Pois fiquei fascinado com o trabalho desenvolvido pela minha amiga psicóloga Célia”, conta o designer ao Cidadeverde.com.
A profissional em questão desenvolve trabalho na Associação de Apoio aos Portadores de Câncer do Piauí Esperança e Vida, que atualmente atende 40 crianças em tratamento com suas respectivas famílias.
E já são 8 meses percorrendo o Brasil realizando oficinas de customização de chapéus para crianças. Em dois anos ele pretende percorrer todo o Brasil em seu furgão 1952. Já foram 13 mil quilômetros.
“Já passei por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e agora estou no Piauí. Daqui, vou para o Maranhão, depois Pará e pretendo chegar na Amazônia até janeiro de 2014”, revela Durval Sampaio.
Os custos da viagem são conseguidos através da venda de chapéus. No princípio, eram 2 mil na mala, mas 800 já ganharam o Brasil. Os modelos são ousados, diferentes mesmo, e impressionam pelo designer. 
“Quando voltei resolvi olhar mais para o meu país. Não queria só viajar e conhecer o país por conhecer. Aprendi a costurar os chapéus e decidi ajudar as crianças para que o tratamento não fosse tão sofrido”, explica o chapeleiro.
Antes uma distração, agora um projeto de vida. Ao todo, ele já realizou 23 oficinas e tem como meta, ainda, despertar a visão criativa das crianças.  
“A vinda do chapeleiro acrescenta, e muito, para o tratamento das crianças com câncer. Elas aprendem de forma divertida a customizar os chapéus e assim aceitam com menos dor a perda dos cabelos”, diz a assistente social da instituição, Kayane Santos. 
Flash de Thayse Oliveira (Especial para o  Cidadeverde.com)
Redação de Lívio Galeno
redacao@cidadeverde.com

Exibições: 714

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 3 setembro 2013 às 17:20

  Um belo projeto de vida.

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 2 setembro 2013 às 13:48

 Quem sabe, que  empresários que desembolsam milhões  e milhões (R$), camuflando ideologias e conceitos, possam ser tocados por atos tão simples e construtivos.

os milhões  que destinam aos "PAPÕES", jamais  virarão uma obra  do tamanho que o PAULISTA  ESTÁ  REALIZANDO NO PIAUÍ. MAIS UMA VEZ PARABÉNS. VAMOS CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR.

Comentário de Farneis Berberian em 2 setembro 2013 às 13:40

Ola Petrúcio, tudo bem?

Obrigado pelo belo comentário, e fico na esperança que mais iniciativas como esta aconteçam para se contrapor a essa ânsia por se tirar proveito de todos.

Quanto aos políticos, não creio que tenham capacidade para se sensibilizarem com essas atitudes.

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 2 setembro 2013 às 12:59

Companheiro Farneis Berberian,

estou muito feliz, com esta iniciciativa praticada ostensivamente,  pelo paulista Durval Sampaio.

parabéns por haver postado esta tão maravilhosa iniciativa.

ler e sentir a  abrabgência  desta notícia, é o mesmo que  sonhar está em outro País, que vivam principios básicos de  cidadânia.

é realmente  algo alvissareiro, precioso, boníssimo para  ser verdade. estamos Farneis, em um País onde  todos  querem tirar proveito de  todos.

quiçá, os politicos e autoridades  diversas possam ler esta  notícia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço