Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nova Moda Entre Grifes, Pele de Píton é Produzida com Crueldade Extrema

Uma nova moda de peles vem causando sofrimentos excruciantes e mortes dolorosas em inúmeros animais. É a moda das vestimentas, calçados e acessórios feitos com pele de cobras pítons.

Segundo denúncia extensa feita pela organização Occupy For Animals, grifes como Jimmy Choo, Donna Karan, Mulberry, Gucci, Prada, Roberto Cavalli e Yves Saint Laurent vêm obtendo peles de pítons para produzir casacos, bolsas e botas, e celebridades como Kylie Minogue e Sienna Miller foram recentemente pegas usando respectivamente bolsa e botas feitas com esse tipo de pele.

Cobra píton. Fonte: Occupy For Animals

A entidade denuncia que a indústria da moda mente afirmando que as peles seriam originadas em fazendas de criação de animais, quando na verdade provêm de comércio ilegal com arpoadores de países asiáticos como Vietnã, Tailândia, Indonésia, Camboja, Sri Lanka e Filipinas. Somente na Indonésia há 150 mil caçadores de cobras.

Além disso, muitas pessoas acham que usam pele abandonadas por cobras que passaram pelo processo natural de muda (troca de pele). O que não é verdade, porque peles largadas de muda são muito secas, finas e sem brilho – e isso significa que as peles usadas são de cobras mortas e esfoladas.

As pítons, geralmente entre 3 e 4 anos de idade, são capturadas em seu habitat natural (selvas e campos naturais) por arpoadores, que usam armadilhas, iscas e redes para esse intento. As cobras são então aprisionadas em sacos e vendidas para “fábricas de peles” rudimentares.

Nessas “fábricas”, as cobras menores são empaladas com ganchos, ou então cravadas a uma árvore com um prego martelado sobre suas cabeças, e então são esfoladas vivas a partir de uma pequena incisão abaixo da cabeça e uma longa fenda na pele aberta no estômago do animal. Então a pele é segurada no topo, logo abaixo da cabeça, e arrancada de uma vez. Depois de esfoladas, as cobras são largadas à morte, podendo agonizar por dois ou três dias.

Já as pítons têm mangueiras enfiadas em suas bocas e são infladas com água intensa enquanto ainda estão vivas, de modo que sua pele fique mais fácil de soltar do corpo. Depois disso são esfoladas vivas e largadas à morte, também agonizando por dois ou três dias.

Pítons são esfoladas vivas para extração de sua pele, contrariando o mito de que a pele usada pela indústria da moda seria proveniente de muda natural. Fonte: Occupy For Animals

Uma campanha de boicote e protesto contra as empresas que utilizam peles de cobras como as pítons deve ser incitada desde já em todo o mundo. A indústria da moda precisa aprender que, se continuar compactuando com a exploração de animais, ainda mais sendo esta promovida com requintes óbvios e fortes de crueldade, perderá seus clientes e terá sua imagem institucional seriamente arranhada. O mundo precisa mostrar que o século 21 não dá vez a práticas que remetem a uma visão ética primitiva sobre os animais.

Fonte:|http://www.anda.jor.br/06/05/2012/nova-moda-entre-grifes-pele-de-pi...

Exibições: 1517

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço