A nova norma de medidas do vestuário infantil foi apresentada ontem pela Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
De acordo com a nova regra a indústria terá como base medidas corporais para a fabricação das peças e não mais a idade como um indicativo de tamanho, como acontece atualmente.
O projeto, que está na reta final, será submetido à consulta pública a partir de hoje, tanto para o público em geral quanto para empresários da indústria têxtil, via internet pelo site www.abnt.org.br. Durante 90 dias, a tabela de medidas estará no ar para de sugestões de mudanças ou acréscimos no documento.
Após a consulta pública e a computação de todos os votos, a norma será efetivada. A previsão de entrega dos novos moldes dentro da norma é outubro.
Foram estabelecidas 24 medidas corporais para as indústrias, através de consultas com confeccionistas, modelistas, anatomistas, associações de pediatras e até profissionais que atuam no comércio. Já para lojistas e consumidores, três medidas serão divulgadas: altura, cintura e tórax. De acordo com a ABNT, a estrutura é a medida padrão, mas fica a critério da empresa adotar uma segunda ou terceira medida, como o perímetro do tórax ou da cintura.
A Abravest informa que o objetivo das novas medidas é trazer maior praticidade, já que a variação dos tamanhos será menor. Além disso, será mais fácil obter uma peça do tamanho que deseja, com isso o consumidor tende também a aumentar a aquisição de produtos pela internet ou por catálogos o que poderá ampliar o mercado têxtil. As marcas que aderirem as novas medidas ganharão um selo de identificação.
Por Larissa Alvarez
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI