Tema escolhido estará presente ao longo do ano em programação multidisciplinar orientada por abordagem educativa criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos.
Enquanto 91% dos brasileiros estão preocupados com as mudanças climáticas nos últimos anos, 61% veem o Brasil como protagonista na transição para economia verde. Esses são alguns resultados da pesquisa Sustentabilidade & Opinião Pública da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentada durante a COP28, em Dubai. Diante de um cenário tão desafiador, de que maneira um museu que conecta arte, ciência e tecnologia consegue contribuir na discussão de metas globais impostas a uma sociedade com a urgência de se tornar sustentável?
Para o SESI Lab, legado da indústria brasileira posicionado como museu 100% interativo em formato inédito no Brasil, o caminho para transformações transita entre o fomento à educação e a missão de resgatar nas pessoas o encantamento pela ciência como ferramenta catalizadora do conhecimento.
É com esse propósito de contribuir para a construção de novos futuros que o museu apresenta o “Bioeconomia e Biodiversidade”. O tema anual definido pela Superintendência de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), junto com especialistas, acadêmicos e entidades ligadas à indústria, estará presente em todas as ações educativas e culturais ao longo do ano.
O fomento à ciência e à cultura para diversificação da geração de renda e ampliação de negócios sustentáveis será um dos pilares de abordagem do SESI Lab, como antecipa a superintendente de Cultural do SESI, Cláudia Ramalho. “O pontapé inicial será dado com chave de ouro com exposição autoral sobre a potência da bioeconomia amazônica. E isso será feito com ludicidade e interatividade ao abordarmos assuntos tão atuais como a conservação da biodiversidade e o fortalecimento da autonomia das comunidades originárias e tradicionais para o futuro do planeta”, destaca Cláudia.
A possibilidade de um futuro pautado pela sustentabilidade baseou a construção do calendário anual da Programação Educativa e Cultural. As diretrizes de uma economia socio-biodiversa também serviram de mote para parcerias estratégicas firmadas pelo SESI Lab com entidades e empresas nacionais e internacionais.
O resultado? O SESI Lab promoverá, na prática, bem no conceito “mão na massa”, desde atividades com foco na cultura maker e aplicação de novas tecnologias digitais até oficinas interativas e literárias que estimulem a construção de pensamento crítico para analisar questões sociopolíticas ligadas ao tema anual. “Um museu, como organismo vivo da sociedade, precisa ser agente ativo na construção de saberes e de intervenções no presente para transformar o futuro”, ressalta Ramalho.
No ciclo inaugural do museu interativo, de novembro de 2022 a dezembro de 2023, o tema norteador foi “O Futuro das Profissões”. A temática impactou mais de 235 mil pessoas e fomentou discussões sobre a relação entre mercado de trabalho e o uso da inteligência artificial, além de revisitar o passado e condições trabalhistas da Revolução Industrial. Entre os destaques, a exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado. A seleção de 150 fotografias emplacou sucesso de bilheteria ao atrair mais de 100 mil visitantes ao SESI Lab.
Para 2024, será seguida a mesma estratégia: uma programação multidisciplinar orientada por abordagem educativa criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos. Inclusive, com ações itinerantes em diversas partes do Brasil. Ficou curioso? Preparamos, abaixo, um spoiler!
Com lançamento em abril, a exposição autoral BiOCAnomia Amazônica marcará o início do ciclo anual de duas exposições temporárias, sendo a segunda com lançamento no segundo semestre do ano. E com novidade para o público do SESI Lab: exposições gráficas organizadas na parte externa do museu. Mas calma, mais detalhes em breve, viu?
O SESI Lab é um museu interativo instalado em Brasília, de iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendi... Inspirado no Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo localizado na Califórnia (EUA), ele está alicerçado na atuação em conexão com cultura, educação e ciência. Inaugurado em novembro de 2022, o espaço já recebeu mais de 300 mil visitantes desde a sua abertura.
O SESI Lab está no coração da capital do país, em um edifício icônico de Oscar Niemeyer, com quase 7,5 mil metros quadrados. O museu devolve à sociedade uma obra tombada como um bem cultural, inteiramente restaurada. A localização está diretamente relacionada com o propósito de ser um hub de difusão democrática de conhecimento para todas as regiões do país.
Conheça mais sobre o SESI Lab no Instagram e no site do museu
Por: Camila Vidal
Ilustração: Daniel Pedrosa
Foto: Gabriel Pinheiro / SESI
Da Agência de Notícias da Indústria
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/sesi-lab/novidad...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI