Fonte:|meiofiltrante.com.br|
Me. Luciano Peske Ceron
Não há nenhuma fibra natural que pode ser usada para fabricar material filtrante apropriado para todas as situações. Em termos de suas propriedades químicas, físicas e mecânicas, um meio filtrante de sucesso deve ser adaptado para atender os requisitos específicos de um determinado sistema de filtragem. Em outras palavras, o meio filtrante ideal deve ser determinado para cada aplicação individual. Como resultado, as atividades de investigação e desenvolvimento de novos têxteis, para atender à área de filtração de gases quentes, têm sido amplamente focadas na prestação de uma vasta seleção de produtos de filtração para satisfazer as necessidades de plantas industriais e aos protetores do meio ambiente.
Poliamida Aromática
Teste de laboratório VDI3926 revela que a poliamida aromática KD têm:
• Maior eficiência de filtração com a mesma gramatura;
• A mesma eficiência de filtração com têxtil mais leve.
As propriedades mecânicas em relação ao teste de tração e estouro são similares entre as fibras de poliamida e poliamida KD.
O LOI indica a mínima concentração de oxigênio para manter o material queimando após a ignição, que é 28% Vol. O2. Sua temperatura de operação normal é até 200ºC, com encolhimento <1%.
Suporta três picos por dia de 15 minutos de 220ºC.
Testes laboratoriais de oxidação e ataque químico concluíram:
• A 200ºC resiste a: 100 ppm SO2 e 6 Vol% H2O
200 ppm SO2 e 3 Vol% H2O
X*100 ppm SO2 e 6/X Vol% H2O
• A 180ºC resiste a: 1000 mg/Nm3 SOx
400 mg/Nm3 NOx
10 Vol% H2O
20 Vol% O2
Conclusões
A avaliação técnica de um novo têxtil não é, portanto, uma certeza absoluta, pré-estabelecida e, muito menos, uma suposição vaga, fruto de “achismos”. Constitui-se, acima de tudo, em uma hipótese construída através de análise laboratorial realizada à luz de um aporte teórico consistente, a partir da realidade objetiva, a qual sempre se vincula a um contexto específico. Em termos práticos, traduzido para o cotidiano, o ato de avaliar é resultado de uma evidência ou inferência sobre alguma característica, situação, comportamento, enfim, a respeito de algo que queremos compreender, com base em dados e informações obtidas por meio de um exame minucioso, que não desconsidere as peculiaridades na qual o fato se apresentou. Demanda, portanto, de habilidade técnica e conhecimento teórico, somados à experiência profissional na área de desenvolvimento de produtos e tecnologia.
As fibras precisam ter propriedades que ajudem a maximizar a duração de um não-tecido como um elemento filtrante em um filtro. Isso inclui o nível adequado de temperatura e resistência mecânica e química, além da estabilidade dimensional. Todas estas avaliações foram aprovadas neste novo produto, testadas em condições extremas.
Principais vantagens da nova tecnologia:
• Até 40% a mais de eficiência de filtração comparada aos produtos meta-aramida puros;
• Filtração otimizada de partículas com menos de 2,5 micra;
• Potencial para reduzir custo operacional;
• Estabilidade de alta dimensão, com durabilidade de longo prazo e maior vida do filtro;
• Maior resistência à chama, resultando em redução de rachaduras.
Me. Luciano Peske Ceron Engenheiro Químico, com especialização em Gestão Empresarial e Gestão Ambiental, mestrado em Engenharia de Materiais (não-tecidos), doutorando em Engenharia de Materiais (PUCRS). É responsável pela Engenharia da Renner Têxtil Ltda., atividade que integra as funções de engenharia de aplicação e assistência técnica. Luciano@rennertextil.com.br Skype: Luciano.rennertextil www.rennertextil.com.br |
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI