Grupos pedem à Justiça investigação sobre a Nvidia por práticas anticompetitivas, alegando domínio excessivo no mercado de chips para IA.
Nos Estados Unidos, grupos progressistas e a senadora Elizabeth Warren estão fazendo um apelo ao Departamento de Justiça do país (DOJ) para investigar a Nvidia devido a preocupações com práticas anticompetitivas. A Demand Progress e nove outros grupos enviaram uma carta esta semana a Jonathan Kanter, chefe de antitruste do DOJ, solicitando uma investigação sobre as práticas comerciais da Nvidia, sobretudo devido ao monopólio da Nvidia no mercado de chips para inteligência artificial (IA).
A empresa, que recentemente alcançou um valor de mercado de US$ 3 trilhões, controla cerca de 80% do mercado de chips para IA. Quando se excluem os chips vendidos através de provedores de nuvem, a participação de mercado da Nvidia sobe para quase 100%. Esse domínio é visto como um fator crucial para as altas margens brutas da empresa, que variam entre 70% e 80%.
“Essa abordagem agressivamente proprietária, que é fortemente contrária às normas da indústria sobre colaboração e interoperabilidade, atua para prender os clientes e sufoca a inovação”, escreveram os grupos, que alegam que a combinação de hardware e software pela Nvidia configura práticas anticompetitivas que prejudicam a inovação.
A Senadora Warren destaca que permitir que uma única empresa domine o mercado de IA é perigoso e pode acarretar riscos econômicos sérios. Ela apoia a investigação das práticas da Nvidia como um passo necessário para garantir uma concorrência justa. “O DOJ está certo em investigar as práticas anticompetitivas da Nvidia”, disse ela.
A Nvidia, por sua vez, defende que investiu pesadamente em tecnologia de IA antes da demanda se concretizar e se compromete a expandir mercados e oportunidades de crescimento para seus parceiros. Em resposta às preocupações, a empresa afirma que cumpre todas as leis e está disposta a fornecer informações adicionais aos reguladores.
Recentemente, os reguladores dos EUA chegaram a um acordo que orienta o Departamento de Justiça a supervisionar possíveis investigações antitruste sobre a Nvidia, enquanto a Comissão Federal de Comércio está examinando também a Microsoft e a OpenAI.
*Com informações da Reuters
https://itforum.com.br/noticias/pressao-eua-investigacao-antitruste...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI