Gravata, cinto e sapatos são alguns dos acessórios que os homens precisam estar atentos no grande dia
Nas formaturas as mulheres desfilam com vestidos tão detalhados que nem os olhos mais despercebidos deixam de notar. Já os homens se destacam pelos trajes que remetem à classe e sofisticação. No entanto, com o passar dos anos a moda masculina tem se transformado e os modelos tradicionais perdido espaço. O último a chamar atenção da mídia por usar um inusitado traje social e, ao mesmo tempo, despojado, trabalhado no vermelho vinho, foi o craque argentino de futebol, Lionel Messi, na premiação da Bola de Ouro da Fifa.
Fugindo do preto e apostando nas novidades
Conforme o especialista em trajes masculinos, Dorvanil Vieira, da Tevah Criciúma, o susto do público e da mídia com relação ao modelo utilizado por Messi se deve à padronização da cor preta em diferentes ambientes. “Os homens normalmente usam um traje de cor escura no trabalho e nos eventos sociais. Costumeiramente são diferenciados apenas pela cor da gravata. Por isso, para os formandos, por exemplo, é recomendável evitar o preto”, conta Dorvanil, que apresenta novas tendências para a ala masculina. “As cores cinza, marrom, marinho e vinho são boas opções para quem quer se diferenciar. Dependendo do traje, é válido até ousar na cor da camisa. Só é preciso ter bom senso”, complementa. Um conjunto que tem sido adotado por muitos formandos é o slim. “Ele consegue deixar o homem ainda mais elegante, e não há necessidade da gravata ser slim também, porque um homem mais cheinho ou alto não vai ficar bem com uma gravata assim”, lembra.
Gravatas adequadas para a formatura
A gravata padrão ainda é a mais usada nas formaturas, mas estilo é o que não falta para ser explorado no grande dia. “A gravata borboleta é sempre uma boa opção para quem quer se diferenciar. Só é bom cuidar na hora de escolher a cor. O traje precisa estar em sintonia, na dúvida aposte no tom sobre tom. Outra gravata que tem vindo com tudo nos últimos meses é a quadrada. Ela tem o mesmo comprimento da padrão, mas seu acabamento é diferenciado”, diz o especialista.
Dica clássica
Para muitos, a formatura é a maior festa da vida, então o desejo é de que tudo esteja certo para o dia. “A dica para o homem não errar é que a cor do sapato combine com o cinto, e que no terno o último botão fique desabotoado. Mais importante que tudo isso é que, além do estilo, ele se sinta confortável”, entrega Dorvanil.
Colaboração: Jadson da Luz/Ápice Comunicação
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI