Bora entender de uma vez por todas o que é essa tal de depreciação acelerada?
Hoje, o investimento feito em um maquinário com vida útil de 10 anos deve ser deduzido do lucro real da empresa durante esse período. Assim, a cada ano, 10% do valor pago é abatido da base de cálculo em que deverá incidir o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e o imposto CSLL.
Com a depreciação acelerada - cuja lei acaba de ser sancionada pelo governo - 50% do valor da máquina será deduzido do lucro real da empresa no ano da aquisição, e os 50% restantes, no ano seguinte.
Na prática, essa medida, apesar de não diminuir a tributação total acumulada ao longo dos anos, ajuda o fluxo de caixa da empresa justamente no momento em que ela tende a ter mais despesas, que é quando investe em algo.
A nova lei será um estímulo importante à indústria brasileira, ao fomentar o investimento produtivo, favorecer a modernização do parque fabril e ampliar a capacidade produtiva do país. Isso significa mais produtividade, empregos e salários melhores.
Por que é necessário modernizar o parque fabril?
Os equipamentos do parque industrial nacional têm, em média, 14 anos de uso, e 38% deles estão próximos ou já ultrapassaram a idade prevista pelo fabricante como ciclo de vida ideal.
Segundo estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o novo programa tem potencial de alavancar em R$ 20 bilhões os investimentos no Brasil, em 2024.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI