Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|/historiadaindumentaria.blogspot.com|

image

Túnica - Artigo básico do vestuário bizantino. Para as classes inferiores, era a peça de trabalho quotidiano. Para o classes mais altas era peça interna, para um dos vestuários mais ricos da história.

A túnica era uma derivação do antigo romano túnica talaris, ou túnica até aos tornozelos. Elas eram justas na manga e soltas no corpo. O comprimento variava dos tornozelos ates o joelho, eram presas por um cinto fino em volta da cintura. A manga possui comprimentos variados de acordo com a classe do usuário e condições.

Os principais tecidos linho, um tipo de linho felpudo, lã. A Seda também era usada nesta vestimentas. As túnicas eram tecidas individualmente e grande parte das decorações eram feitas no tear.

As cores mais encontradas nos ornamentos decorativos são as seguintes: naturais, acobreados, marrom escuro e claro, amarelo, ouro, rosa, vermelho, luz e azul escuro, azul cobalto, aqua, verde escuro e claro, amarelo esverdeado, laranja, coral, roxo e preto.

As decorações eram suntuosas e refinadas, tais como as faixas (Clavis) e Segmentae (medalhões e cintos) . Eram feitas em tapeçaria e tecelagem sendo o tipo mais comum de guarnição.

moz-screenshot

image

image

image

image image

Tallaris Dalmática ou Estola

Talaris Dalmática era uma sobre-túnica usado pelas classes superiores e pelas pessoas comuns, em ocasiões especiais.

A dalmática possuía uma forma em T com acabamentos bordados na bainha, abertura frontal do pescoço e mangas. A altura da túnica é regulada por um cinto ou faixa na cintura. Esta peça possuia ampla largura nas laterais, sendo estreita nas mangas e pescoço. as ornamentações e os medalhões eram feitos com bordados de tapeçaria, metais e incrustações de gemas e pedras preciosas, alem das perolas. Para as classes inferiores, era comum as decorações serem feitas com restos ou pequenos pedaço retalhos dos bordados requintados.

Dalmáticas tardias dos séculos 10.-13.
São as peças mais tradicionais do vestuário Bizantino. Longas ate os pés e as mangas tornaram-se um pouco mais amplas. Eram usadas com cinto ou não. Haviam , por vezes fendas laterais que facilitavam ao caminhar. algumas possuíam botões na parte frontal da túnica para fechamento desta.

image

Os padrões de tecido bizantino eram famosos pelas suas belas estampas e tipos de tecidos. As barras das mangas, bainha e abertura de pescoço eram altamente decorados com bordados, pedras preciosas e pérolas. Pérolas delineavam os principais trechos da decoração, bem como fazendo parte do mesmo. Se a peça não foi feita de um tecido bordado, a decoração seria aplicada para. Tecidos usados eram o fino linho, lã, algodão e para os ricos, seda. O traje tradicional consistiu de um dálmata, com a ampla mangas sobre uma túnica com mangas apertadas e botas altas.

image

Superhumeral

Pala ornamentada usada por cima da túnica, uma das peças mais relevantes do vestuário bizantino. Normalmente feito em ouro ou fios entrelaçados no tecido e decorado com pedras preciosas e / ou imensa quantidade de bordados. A decoração dividia-se em geral em compartimentos separados por linhas verticais. As bainhas eram feitas em pérolas de tamanhos variados, em até três linhas.

image image

Calças

Calções compridos usados por quase todos do período Bizantino. O comprimento variava, iam ate os joelhos ou ate a cintura, sendo duas meias cortadas no formato da perna e presas por fivelas ou presas por um cinto na cintura, Trabalhadores não usavam este acessório.
Sapatos: feitos de tecido decorados com ricos bordados, muitos feitos de seda. Os trabalhadores costumavam trabalhar descalços ou usavam um tipo de sandália romana. Sendo marca do imperador os sapatos de cor vermelha ricamente decorado.

image

Capas

Possuíam formatos semicirculares sendo o manto um dos mais populares. O comprimento pendia acerca da coxa e era presos de forma diagonal no ombro direito. O tablion era uma barra decorativas por vezes utilizado para mostrar a posição social. Cada elemento da capa é debruado com pérolas e bordados em ouro.

image

image

Chapéus

Houve muito poucos estilos de chapéu para os homens. Turbantes de influência oriental, pequenos chapéus em forma de pirâmide

image image

Sapatos:

Botas de couro, sandálias estilo romana.

image

Exibições: 1388

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de maria graciete correia em 22 julho 2010 às 19:05
AMEI A MATÉRIA, ESTAVA HÁ VÁRIOS DIAS PESQUISANDO SOBRE, POIS VAMOS APRESENTAAR UMA PEÇA AQUI NA IGREJA LOCAL SOBRE O ASSUNTO. ILUMINADO SEJA QUEM ME ILUMINOU. BEIJOS FRATENNAIS GRACIETE

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço