Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Oito passos para se tornar um chefe inesquecível

Para conseguir tal façanha é necessário ser um líder capaz de assumir riscos, superar novos desafios e incentivar os membros da equipe a correr atrás de grandes objetivos

Correr atrás de grandes metas é uma das características de um verdadeiro líder

Correr atrás de grandes metas é uma das características de um verdadeiro líder (Getty Images/iStockphoto/VEJA)

Chefes autoritários, agressivos e desorganizados podem não apenas trazer maus resultados para a empresa, mas também podem desestimular seus funcionários a ponto de fazer com que eles produzam menos. Um levantamento da consultoria Robert Half mostrou que 86% dos diretores de recursos humanos consultados no Brasil estão “muito preocupados” com a possibilidade de perder pessoas.

Mas o que fazer para evitar a saída de talentos da empresa? Motivar os funcionários talvez seja uma solução. Para conseguir tal façanha é necessário ser um líder capaz de assumir riscos, superar novos desafios e incentivar os membros de sua equipe a correr atrás de grandes objetivos. O blog do Fórum Econômico Mundial, em parceria com o LinkedIn, divulgou uma lista com oito qualidades que tornam um chefe exemplar. “Chefes memoráveis inspiram os outros a alcançarem seus sonhos: com palavras, com ações e principalmente com exemplos”, diz o texto.

Acreditar no impossível

Muitas pessoas tentam fazer o óbvio e acabam esbarrando em metas comuns, que não acrescentam grandes novidades à empresa. Chefes inesquecíveis esperam sempre mais de si mesmos e de seus funcionários. Eles ensinam os outros como alcançar resultados antes inimagináveis, transformando o trabalho em uma jornada repleta de desafios motivadores.

Enxergar oportunidades em meio às incertezas

Quando acontecem problemas inesperados, muitos chefes preferem apenas sentar e esperar a tempestade passar. Mas verdadeiros líderes enxergam as crises como oportunidades para realizar grandes mudanças, como reorganizar uma equipe, criar novos canais de vendas ou até reestruturar as operações de um departamento.

Cultivar afeto

Mesmo sendo altamente profissionais, chefes memoráveis costumam ser seres humanos sensíveis. Eles ficam entusiasmados com bons resultados, ficam preocupados ou desapontados quando acontece algo de errado e demonstram verdadeiro apreço por trabalho duro. Profissionalismo pode ser admirável. Mas profissionalismo com humanismo é inspirador.

Estender a mão para os funcionários

Chefes inesquecíveis nunca viram as costas para seus colegas de trabalho em meio às dificuldades. Eles conseguem antever o problema e tentam proteger seus funcionários, sem pedir nada em troca.

Arregaçar as mangas

O verdadeiro valor de um funcionário está em suas contribuições no dia a dia. Não existe trabalho chato demais ou desqualificado demais para um grande líder. Chefes incríveis não se colocam acima dos outros, pois acreditam que nunca é tarde para arregaçar as mangas e partir para o trabalho sujo.

Ser humilde

Chefes ocupam uma posição de destaque que lhes dá o direito de tomar decisões. Chefes terríveis conquistam respeito por meio da autoridade. Mas chefes inesquecíveis conquistam respeito motivando e inspirando suas equipes. Suas palavras e ações fazem com que os funcionários sintam que estão trabalhando com ele — e não para ele.

Ir além

Um verdadeiro líder não trabalha apenas para alcançar as metas da empresa. Trabalha por um objetivo maior: impulsionar a carreira, ajudar e despertar a autoconfiança em seus funcionários. Grandes chefes são lembrados não apenas pelos resultados, mas pelo comportamento com cada membro de sua equipe em particular.

Assumir riscos

Muitos chefes tentam se destacar de maneira superficial, seja por meio de suas roupas, de seus interesses ou de seu comportamento. Mas verdadeiros líderes se destacam por tomar medidas muitas vezes impopulares, deixar de lado o status quo e navegar em águas desconhecidas. Eles assumem riscos porque acreditam que um projeto pode dar certo.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/oito-passos-para-se-torna...

Exibições: 295

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço