Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os 11 erros mais comuns na busca de um trabalho remoto

Nos últimos sete anos, estive profundamente envolvido no universo do trabalho remoto e pude observar muitas mudanças importantes, ​​tanto do ponto de vista dos empregadores quanto do ponto de vista dos candidatos a esse tipo de emprego. Naturalmente, a pandemia teve um impacto indiscutível na normalização do trabalho remoto. Sessenta e cinco por cento das pessoas afirmam que desejam trabalhar remotamente em período integral pós-pandemia. Enquanto isso, o mercado de trabalho remoto continua crescendo em ritmo acelerado. As estatísticas comprovam essa tendência: a FlexJobs detectou um aumento de 12% no número de listas de empregos remotos em 2021 (em relação a 2020), em cargos e setores dos mais variados.

Embora as oportunidades de trabalho remoto estejam proliferando, existem certas táticas que os candidatos a emprego precisam dominar para se tornarem bons candidatos a empregos remotos. Para dar um empurrãozinho, consultei a equipe de coaching de carreira da FlexJobs e pedi que eles identificassem 11 erros que costumam atrapalhar a busca por um emprego remoto.  Segue a lista:

CANDIDATAR-SE A TRABALHOS REMOTOS FORA DA SUA REGIÃO

Quase 95% de todos os anúncios de emprego remotos incluem um requisito de localização. O motivo para isso pode estar nas leis fiscais ou de licenciamento, na base já existente de clientes ou em uma série de outras razões. Prestar atenção em onde a empresa está localizada ou em quais são os requisitos de localização – mesmo que a vaga seja 100% remota – ajudará a garantir que sua inscrição no processo seletivo não seja invalidada porque você não atende aos critérios de localização.

ESQUECER DE RESSALTAR SUAS HABILIDADES ESPECÍFICAS PARA O TRABALHO REMOTO

Além de habilidades específicas para o trabalho em questão, você também precisará de habilidades específicas para a modalidade remota. Os empregadores sabem quais habilidades esperam encontrar em candidatos remotos e estão de olho nelas. Sendo assim, certifique-se de que essas habilidades, assim como suas experiências, estejam bem destacadas em seu currículo. Os empregadores remotos gostam de saber que os funcionários em potencial têm boas habilidades organizacionais, de gerenciamento de tempo, de resolução de problemas e de comunicação escrita e verbal, além de conhecimento tecnológico. Incluir essas habilidades e citar ferramentas específicas remotas são detalhes que ajudarão você a se destacar.

NÃO EXPLORAR REDES PROFISSIONAIS ONLINE

Oitenta por cento dos empregos são encontrados no mercado de trabalho oculto, no boca-a-boca, e sequer chegam a ser postados em quadros de empregos ou em mídias sociais. Mesmo assim, explorar redes profissionais – e utilizar ferramentas como o LinkedIn, as entrevistas informativas e as associações profissionais para expandir sua rede com outros trabalhadores remotos – pode ajudá-lo a encontrar vagas. Você também pode pesquisar o e-mail ou a página do LinkedIn do recrutador ou do gerente de contratação para enviar uma mensagem antes ou depois de se candidatar a um emprego. Isso mostrará seu entusiasmo e ajudará a se diferenciar de outros candidatos.

ATIRAR PARA TODOS OS LADOS

Se você está tão focado em trabalhar remotamente que está se candidatando a várias funções diferentes, pode estar perdendo tempo. Direcione as pesquisas de emprego para a carreira e para as funções para as quais você está mais qualificado. Os empregadores precisam de candidatos que mostrem a eles que conseguem realizar aquele trabalho exato, e precisam que isso seja explicado claramente. Você pode ser capaz de fazer cinco tipos diferentes de trabalho, mas se seu currículo e sua carta de apresentação não forem específicos para o trabalho para o qual você está se candidatando, o empregador não terá certeza de que você pode assumir aquele trabalho específico.

NÃO FAZER UMA PRÉ-SELEÇÃO DAS OPORTUNIDADES

Embora você se sinta pronto e ansioso para iniciar o quanto antes a busca por um emprego remoto, uma abordagem calma e constante pode gerar melhores resultados. Antes de ficar perdido diante das ofertas de empregos, pesquise empresas em um campo específico para encontrar aquelas que se alinham com seus valores e objetivos. Começar com a pesquisa pode criar uma lista direcionada de empregadores e empresas remotas que correspondam às suas preferências, colocando você na posição de escolher seu futuro.

ENVIAR SEMPRE O MESMO CURRÍCULO

Adaptar um currículo e uma carta de apresentação à descrição do trabalho remoto pode ajudar a demonstrar que você é o ajuste perfeito para aquela função. Isso não apenas mostra que você “sacou” a cultura de uma determinada empresa, mas também pode convencer o empregador de que suas habilidades o beneficiarão. É importante adaptar os currículos à descrição de cada trabalho, para melhorar as chances de uma inscrição passar pelos sistemas de rastreamento de candidatos (ou ATS, como são conhecidos pela sigla da expressão inglês Applicant Tracking System). O currículo e a carta de apresentação devem refletir não apenas as suas habilidades e a experiência para o trabalho remoto, mas também a maneira como você está apto a se adequar à cultura da empresa, mesmo que remotamente. Valores compartilhados, experiência remota anterior e até detalhes sobre a configuração do home office do candidato podem ser incluídos.

ENVIAR UM CURRÍCULO EXAGERADO

Para que seu currículo se destaque dos demais, o candidato tende a incluir gráficos, colunas, fontes menos óbvias ou até mesmo uma foto. No entanto, usas alguns desses elementos, ou todos eles ao mesmo tempo, pode atrapalhar sua busca por um emprego remoto. Os sistemas de triagem de candidatos (ATS) verificam os currículos em busca de palavras-chave no texto, mas não são capazes de verificar facilmente esses tipos de elementos de formatação e, muitas vezes, as informações presentes em colunas e tabelas não são analisadas corretamente. Fotos, cores de fundo, cabeçalhos e rodapés e colunas podem não ser lidos pelo ATS. E se o ATS não conseguir ler os materiais do candidato, o candidato provavelmente terá uma classificação mais baixa no sistema, e isso diminui as chances de que um humano leia o seu currículo na próxima fase. 

ESCREVER UM CURRÍCULO BASEADO SOMENTE EM TAREFAS

Além de personalizar um currículo para cada solicitação de emprego, é essencial que você explique por que é o candidato perfeito para aquela função. Os candidatos a emprego geralmente escrevem seu histórico de trabalho listando todas as tarefas que realizaram, mas não falam sobre os resultados das suas ações. Só que os empregadores querem ler mais do que apenas uma lista das suas tarefas e deveres. Eles querem saber os resultados do trabalho que foi realizado, porque é isso que lhes fornece informações sobre por que motivos alguém é mais adequado do que a concorrência. No caso específico de uma vaga remota, os empregadores querem entender como as coisas foram realizadas enquanto o candidato trabalhava de forma independente, mantendo o foco e utilizando as ferramentas e tecnologias remotas mais comuns.

ESTABELECER UM CRONOGRAMA POUCO REALISTA

Uma procura por emprego pode levar em média de três a seis meses, mas algumas procuras de emprego podem demorar mais. Quando os candidatos afirmam para si mesmos que vão arranjar um novo emprego até uma “data X”, isso pode levar a metas irreais ou levá-los a considerar funções com as quais não ficariam felizes na prática. A espera sempre dependerá da área em questão, da carreira e da indústria, do mercado de trabalho em geral e da situação de cada empregador. Mas no caso do trabalho remoto, esse tempo de espera também vai variar caso o candidato esteja procurando um trabalho totalmente remoto ou se está aberto ao híbrido. Em vez de estabelecer para você mesmo um prazo máximo, você precisa se concentrar naquilo que pode realmente controlar, como enviar currículos e cartas de apresentação personalizados, desenvolver habilidades remotas, fazer pesquisas sobre a empresa e investir no networking.

MUDAR DE CARREIRA SEM SE PREPARAR

Antes de decidir mudar de carreira ou iniciar sua busca de carreira, você precisa se preparar. Se você está mudando de carreira, é importante demonstrar ao gerente de contratação, por meio de uma carta de apresentação e do currículo, como suas habilidades serão transferidas de sua antiga carreira para uma nova. Além disso, a disposição de buscar um treinamento que aprimore as suas habilidades nessa nova direção pode sinalizar ao seu empregador em potencial que você leva a sério a transição. Se sua mudança de carreira significa trabalhar remotamente pela primeira vez, você precisa mostrar que sabe usar ferramentas de comunicação remota, que tem fortes habilidades de trabalho remoto, como gerenciamento de tempo, e que entende como as equipes remotas operam – o que exige pesquisa e autoconhecimento. Ou seja: preparo.

NÃO AGRADECER

Por fim, é importante lembrar que uma busca por emprego não termina na entrevista – ela só termina quando você consegue o emprego. Lembre-se de enviar uma nota de agradecimento após a entrevista. Muitos candidatos esquecem esse gesto simples, mas crucial no processo de entrevistas. É uma oportunidade para você reiterar sua empolgação e expressar por que razões você se encaixaria perfeitamente naquela função e naquela empresa.

Como demonstra a lista anual das 100 principais empresas para trabalhos remotos feita pela da FlexJobs, 2022 promete muitas oportunidades de trabalho remoto e híbrido, mas para conseguir um desses empregos, é preciso adaptar a sua abordagem.

 

Sobre a autora.

Exibições: 37

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço